28.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 9 de outubro, 2024
spot_img

Anvisa exige profissional qualificado em clínicas de estética e aumenta fiscalização

Desde fevereiro deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa tem aumentado a fiscalização em clínicas de estética no Brasil e, a partir disso, tem notificado e fechado estabelecimentos que não possuem profissionais responsáveis qualificados. Para evitar transtornos, o órgão exige a presença de um profissional qualificado, como os formados na UNIGRAN Capital.

A Anvisa emitiu uma Nota Técnica orientando profissionais da área sobre os produtos e serviços prestados, se estão em concordância com as normas sanitárias exigidas. Já que, ainda segundo a agência, os serviços de estética e embelezamento aparecem como os mais denunciados e reclamados, com uma média de 60% das denúncias nos últimos anos.

Além disso, são exigidos nos estabelecimentos profissionais responsáveis qualificados. A coordenadora do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da UNIGRAN Capital, Bárbara Oliveira Santos, observa que, para ocupar o cargo, os candidatos precisam atender todos os requisitos legais para ocupar o cargo, como os egressos da instituição.

“O egresso da UNIGRAN, ao finalizar o curso, é capacitado para ser responsável técnico em uma clínica de estética. A formação fornecida pelo curso aborda não só as competências técnicas, mas também a gestão e a ética profissional, preparando o aluno para assumir responsabilidades em um ambiente clínico”, apontou.

Bárbara explicou que o acadêmico da UNIGRAN sai da graduação preparado para o mercado de trabalho, pois, ao longo do curso, ele realiza diversas práticas supervisionadas, o que contribui para o desenvolvimento de confiança na execução dos procedimentos estéticos. “Além disso, o curso aborda gestão de clínicas e empreendedorismo, preparando o profissional para abrir o próprio negócio ou ocupar cargos de responsabilidade em clínicas”, lembrou a coordenadora.

E para combater os maus profissionais, Bárbara ressalta que o curso enfatiza as boas práticas e a responsabilidade ética, desde o início da formação. “As instituições sérias, como a UNIGRAN, adotam critérios rigorosos de avaliação teórica e prática para garantir que apenas profissionais devidamente preparados se formem. Além disso, há uma preocupação em ensinar os alunos a respeitar os limites da atuação do profissional de estética e seguir normas de regulamentação vigentes, como as estabelecidas pela ANVISA”, afirmou.

Estética e Cosmética

O curso de Tecnologia em Estética e Cosmética tem duração de 4 semestres, oferecendo uma formação que prepara o acadêmico de maneira prática e rápida para o mercado de trabalho. A estrutura curricular é planejada para que o aluno desenvolva habilidades técnicas essenciais, desde o manuseio de equipamentos estéticos até o entendimento dos diferentes tratamentos e protocolos utilizados em clínicas de estéticas. A graduação também inclui disciplinas que abordam a anatomia, fisiologia e biossegurança, preparando o aluno para atuar com segurança e eficácia.

Injetáveis

Os formados em Estética e Cosmética da UNIGRAN Capital são autorizados a realizar procedimentos estéticos injetáveis, desde que cumpram os requisitos da Lei nº 13.643/2018, que obrigam a apresentação de um diploma de nível tecnológico, a realização de um curso de especialização em procedimentos injetáveis, e ser o responsável técnico do local onde realiza os atendimentos.

Fale com a Redação