A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) retomou, nesta quarta-feira (30), a interdição cautelar da venda da pasta de dente Colgate Total Clean Mint em todo o país. A decisão ocorre um mês após a suspensão temporária da medida, que havia sido contestada pela própria fabricante.
O produto havia sido retirado das prateleiras inicialmente em 27 de março, após consumidores relatarem efeitos adversos, como inchaço nas amígdalas, nos lábios e na mucosa oral. A agência confirmou que recebeu oito notificações, envolvendo 13 eventos adversos relacionados ao uso da pasta.
Ainda no dia 27 de março, a Colgate entrou com um recurso, alegando que o produto não representa risco à saúde pública, embora reconhecesse que “algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes, como fluoreto de estanho, corantes ou sabores”. Em 30 de março, a Anvisa acatou o recurso e liberou a venda da Clean Mint, mas com a exigência de alerta sanitário na embalagem.
Nesta semana, porém, a própria empresa optou por retirar o recurso, o que fez com que a interdição voltasse a valer automaticamente. Em nota oficial, a Colgate informou que a decisão foi motivada pela “colaboração contínua com a Anvisa e pelo avanço das investigações técnicas”. A empresa reforçou ainda a “segurança e qualidade” do produto e afirmou acreditar em uma “resolução oportuna do tema”.
Nas redes sociais, consumidores continuam relatando reações ao uso da Colgate Total Clean Mint. Denise Correia Santiago, moradora de Santos (SP), relatou que sentiu o produto “mais forte” desde o primeiro uso. Segundo ela, cinco dias depois começaram os sintomas de vermelhidão, inchaço e até queimaduras na boca.

Veja Nota da Anvisa
“A medida estava suspensa em razão de um recurso da empresa, porém a própria fabricante retirou o recurso, que tinha efeito suspensivo sobre a interdição. Assim, a interdição do produto continua em vigor.”
Veja Nota da Colgate
“A Colgate confirma que em 29 de abril de 2025 apresentou perante a ANVISA seu pedido de retirada do recurso contra decisão que determinou a interdição temporária do produto Colgate Total Clean Mint (…). Seguimos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Colgate Total Clean Mint por meio do nosso canal oficial de atendimento.”