Após empate em 1 a 1, Flamengo perde o título Mundial nos pênaltis para o PSG

17
Foto: FIFA

O Flamengo não conseguiu superar o PSG e perdeu, nos pênaltis, por 2 a 1, o título do Torneio Intercontinental de Clubes da Fifa nessa quarta-feira (17), no Estádio Ahmad bin Ali, no Catar. Esse foi o primeiro troféu de nível mundial conquistado pelo time francês, coroando a temporada que também ficou marcada pelo primeira conquista da Liga dos Campeões da Europa.

Jogando muito bem, com marcação excelente, o Rubro-Negro colocou ritmo no jogo, mas viu os franceses saíram na frente ainda no primeiro tempo, com Kvaratskhelia, que aproveitou uma falha absurda do goleiro Rossi, após cruzamento de Doué. Na etapa seguinte, o Flamengo buscou pelo empate e conseguiu, após Arrascaeta sofrer pênalti de Marquinhos e Jorginho cobrar com categoria.

A igualdade persistiu na prorrogação e, nos pênaltis, o goleiro Matvey Safonov, que até pouco tempo era o reserva do time, garantiu a sua titularidade para a sequência da temporada ao pegar quatro cobranças do Flamengo, batidas por Saúl, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo. Somente De la Cruz converteu. Enquanto os franceses fizeram duas vezes, com Vitinha e Nunu Mendes, e Dembélé isolou e Barcola parou nas mãos de Rossi.

Já o Mengão encerrou a temporada com os títulos da Supercopa do Brasil, Campeonato Carioca, Libertadores, Brasileirão, Derby das Américas e Copa Challenger.

O jogo

Após empate em 1 a 1, Flamengo perde o título Mundial nos pênaltis para o PSG
Foto: Adriano Fontes / CRF

A partida começou com o PSG ficando mais com a posse de bola, trocando passes para tentar chegar ao ataque. Logo aos oito minutos, o time francês chegou a abrir o placar com Fabián Ruiz. Porém, após checagem do VAR, o árbitro marcou a saída de bola na origem da jogada. 

A primeira chegada com perigo do time rubro-negro aconteceu aos 16’. Bruno Henrique pressiona Safonov, conseguiu tocar na bola e forçou o erro do PSG. Na sequência da jogada, Pulgar arriscou o chute de fora da área e o goleiro fez a defesa. Com o passar do tempo, o Mais Querido foi encaixando a marcação e esperava para tentar encaixar os contra-ataques. 

Aos 37’, o PSG abriu o marcador com Kvaratskhelia. Doué fez o cruzamento rasteiro, Rossi resvalou na bola e o atacante completou para as redes: 1 a 0. O Rubro-Negro tentou a resposta logo em seguida. Em cobrança de escanteio, Arrascaeta levantou na segunda trave e Pulgar cabeceou perto do gol. A primeira etapa terminou com vantagem dos franceses. 

O Flamengo voltou com a mesma equipe para o segundo tempo. Marcando com pressão alta, o PSG dificultava a saída de bola do time rubro-negro, que errava muito na transição para o ataque. O técnico Filipe Luís mexeu pela primeira vez aos 10’, colocando Pedro no lugar de Carrascal.

Aos 14’, Arrascaeta foi derrubado por Marquinhos dentro da área. O árbitro foi rever o lance no VAR e marcou o pênalti. Jorginho foi para cobrança, e com a precisão de sempre, deslocou o goleiro para deixar tudo igual no marcador: 1 a 1. Após o empate, o PSG voltou a controlar a posse de bola no campo ofensivo. 

Por volta dos 30’, mais três substituições no Flamengo. Cebolinha, Saúl e De La Cruz entraram nos lugares de Arrascaeta, Jorginho e Erick Pulgar, respectivamente. Nos minutos finais, o Mais Querido se mandou para o ataque e criou duas chances, uma com Pedro e outra com Plata. Aos 43’, Bruno Henrique foi lançado em velocidade, driblou Pacho e bateu por cima da meta. Nos acréscimos, o PSG teve a bola do jogo e Marquinhos furou dentro da pequena área. Com a igualdade, a partida foi para prorrogação. 

No tempo adicional, o Flamengo iniciou dominando a posse de bola no campo ofensivo. A equipe francesa já não tinha a mesma intensidade, e com isso, o time rubro-negro parecia mais inteiro na partida. No final do primeiro tempo da prorrogação, o PSG voltou a ameaçar, mas o jogo seguiu empatado. 

Na etapa final da prorrogação, Samuel Lino entrou na vaga de Plata. Aos quatro minutos, Lino recebeu na direita e tocou para Luiz Araújo, que arriscou o chute e a bola foi por cima do gol. O jogo ganhou um ar de emoção nos últimos minutos, pois o PSG se lançou todo para o ataque tentando o gol da vitória. A defesa rubro-negra se desdobrou para segurar a pressão e o empate. Com isso, a decisão foi para os pênaltis, onde os franceses venceram por 2 a 1.