Após onda de calor, MS terá chuva e clima mais ameno a partir deste domingo

3
(Foto: Saul Schramm)

Depois de dias de calor intenso e umidade baixa, o tempo começa a virar em Mato Grosso do Sul: a chegada de uma frente fria deve trazer chuva e aliviar as temperaturas já a partir deste domingo (26).

Segundo a Climatempo, a mudança no clima ocorre com pancadas de chuva moderadas e, em alguns pontos, fortes, principalmente entre a tarde e a noite. A tendência é de que a instabilidade aumente na segunda-feira (27), quando a chuva deve se tornar mais frequente em diferentes regiões do estado.

Com o avanço do sistema, também há previsão de queda nas temperaturas, embora sem a entrada de uma massa de ar polar intensa. Ainda assim, cidades das regiões sul, oeste e sudeste devem registrar clima mais ameno, com necessidade até de agasalhos em alguns períodos do dia.

Antes da mudança, o estado está enfrentando uma sequência de dias quentes e secos. Desde da última quinta-feira (23) até hoje (25), o tempo segue firme, com sol predominante e variação de nebulosidade. As temperaturas máximas podem chegar a 37°C, especialmente nas regiões pantaneira e nordeste. A umidade relativa do ar segue baixa, variando entre 25% e 45%, cenário típico de tempo seco e que exige atenção da população.

Esse padrão climático é provocado por um sistema de alta pressão atmosférica, que mantém o tempo estável e favorece a onda de calor que atua no estado desde o início da semana. A orientação é evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, manter a hidratação e usar protetor solar. Também é recomendado não atear fogo em vegetação ou resíduos, já que as condições aumentam o risco de incêndios.

Para o domingo (26), o tempo começa a mudar e a chuva pode vir acompanhada de raios e rajadas de vento, principalmente na metade sul e oeste. Já na segunda-feira (27), a instabilidade deve se espalhar, com previsão de queda mais acentuada nas temperaturas, que podem variar entre 16°C e 18°C no sul do estado, especialmente no fim da tarde.