O mês de julho foi de inicio da saída das restrições de paralisação e fechamento dos serviços públicos devido a Pandemia Covid 19 ou principalmente daqueles, como o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS), onde se há muitos serviços prestados com muita gente presencial. Assim, na volta de parte da ‘normalidade’, no mês passado, foi de recorde de procura e atendimentos em todos os indicadores relacionados a habilitação em Mato Grosso do Sul. Dados apresentados pelo Detran-MS, houve um aumento de 52% no mês de julho com relação ao mês anterior.

Conforme dados, a alta foi principalmente na realização de exames práticos, que ficaram até repressados, para a emissão da primeira CNH (Carteria Nacional de Habilitação) no Estado. O Detran até aponta ou lembra que mesmo diante de um quadro de pandemia, obrigou o fechamento de todas as agências e a suspensão das atividades no período de dez dias no mês de junho. Assim, a retirada de CNH mais que dobrou de 6 mil para quase 12 mil.

A diretora de Habilitação do Departamento, Lina Issa Zeinab, explica que enquanto o mês de junho apresentou 6.076 exames, o mês seguinte quase dobrou esse índice chegando a 11.684 exames práticos realizados. “Isso porque, fechamos por dez dias no mês anterior, mas em julho nos preparamos para suprir a demanda e acabou que fomos além. Organizamos mutirões de atendimento em três sábados seguidos e conseguimos não apenas zerar os exames que haviam sido suspensos como também aumentamos consideravelmente esse atendimento e isso só foi possível graças a organização e a dedicação de todos os nossos servidores, que entenderam a necessidade do momento”, informou.

O aumento também veio de forma significativa na realização de exames teóricos com 43% a mais em julho também com relação a junho. Enquanto no primeiro mês foram aplicados 2.683 teóricos, o mês seguinte chegou a 6.292.
O mesmo ocorreu também com os exames de saúde, médico e psicológico, saltando de 16.511 para 34.622 no período referido, o que representa 48% de aumento.

Meio digital também teve aumento

Julho surpreendeu ainda com um aumento de 50% tanto para a emissão de CNH´s quanto no atendimento digital do CNH Ágil via Portal de Serviços. “Tivemos 26.144 carteiras emitidas no mês de julho contra 13.353 em junho. Já a utilização do nosso canal virtual apresentou 6.869 procedimentos contra 3.377. Isso pra gente é um grande avanço no atendimento ao público”, pontuou Lina.

Comentários