20.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 13 de maio, 2024
spot_img

Apuração dos votos deve ser encerrada até às 19h30min

26/10/2014 11h30

Apuração dos votos deve ser encerrada até às 19h30min

Correio do Estado

Para o pleito deste domingo (26), a expectativa é de que o resultado saia em até duas horas e meia após o fim da votação. Assim, até as 19h30min de domingo, o novo governador de Mato Grosso do Sul já deve ser conhecido. A assessoria de imprensa do Tribunal Eleitoral informou que é possível, inclusive, que o resultado das eleições saia antes, às 19h.

Quanto ao cadeião, tradicional até as eleições de 2012, este não funcionará. Assim como no dia 5 de outubro, o ginásio do colégio Dom Bosco não será usado para deter eleitores que, por ventura, cometam algum crime ou infração eleitoral. As polícias civil, militar e federal estão nas ruas para coibir ações irregulares e os infratores serão levados para as bases dessas corporações quando necessário. Em Ponta Porã, a Força Nacional também vai dar auxílio no dia do pleito.

Atenção

Outro ponto que deve ser coibido hoje, nas seções de votação, é o uso de celulares ou outros aparelhos de câmera e vídeo. A portaria que define as regras da votação do dia 26, 40/2014, estabelece que está proibido “o eleitor, no recinto da cabina de votação, portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto”. A orientação é que qualquer desses aparelhos fique retido com os mesários.

O desembargador do TRE-MS sustentou que “estão proibidos celular, filmadora ou máquina fotográfica na sessão eleitoral e quem tem a intenção de fazer um ‘selfie’ está proibido”. O risco nesses casos, além de comprometer o sigilo, também é de ser usado como comprovação de compra de voto. Isso porque o eleitor pode fotografar seu voto para mostrar ao candidato que o comprou.

Quem desobedecer a recomendação pode ser acusado de crime eleitoral. Mato Grosso do Sul não registrou nenhum caso desse tipo no primeiro turno, porém, situações semelhantes ocorreram em diversas partes do Brasil.

Apuração não deverá passar das duas horas e meia após encerramento da votação 
(Foto: Gabriel Maymone/Correio do Estado)

Fale com a Redação