(Foto: PMCG)

A Prefeitura de Campo Grande planejou uma semana repleta de atrações musicais na região central da cidade, encerrando as atividades de maio. Além da Quarta e da Quinta Cultural, a última sexta-feira do mês será celebrada com uma nova edição do Sextou na Praça, em parceria com Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Sistema Comércio – Fecomércio MS e Serviço Social do Comércio (Sesc MS).

Artistas regionais se apresentam na Quarta, Quinta Cultural e Sextou na Praça

Os shows fazem parte do 2º Festival Gastronômico e Musical Descubra Campo Grande, financiados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel MS). O primeiro deles é hoje (25), na Quarta Cultural, com uma das principais sambistas de Mato Grosso do Sul: Juci Ibanez. O show terá início às 19h30 na Feira Central.

Nascida em Campo Grande, Juci começou sua carreira musical aos 11 anos, quando ainda morava em São Paulo, e aos 15 já trabalhava profissionalmente com sua maior paixão. Muito influenciada por movimentos da época, como o Tropicalismo e a ascensão da Bossa Nova, formou um estilo próprio bastante eclético, que se completa com o timbre privilegiado da cantora. Prestes a completar 45 anos de carreira Juci foi pioneira em Mato Grosso do Sul por ser a primeira mulher a interpretar um samba-enredo em escolas de samba, mas também tem experiência cantando outros gêneros, como bolero, chamamé e forró. Ela promete levar um pouquinho de cada estilo para a apresentação de hoje na Feirona.

No dia seguinte, a Quinta Cultural será embalada pelo grupo Frances, que performa sucessos do rock e da MPB na Praça dos Imigrantes. Frances Silva, violonista e vocalista, começou a se apresentar em bares e restaurantes do Estado em 2018, mas precisou transferir suas atividades para dentro de casa, no formato de lives, durante a pandemia.  Nesse período, sua esposa, Wania Colman, e o filho Estevão Colman se juntaram à formação, acrescentando um repertório com vozes femininas da MPB e levadas de percussão, respectivamente. Atualmente, a banda Frances se apresenta como um quarteto, com a presença do experiente músico Gian Markes nos teclados.

Sextou na Praça

Artistas regionais se apresentam na Quarta, Quinta Cultural e Sextou na Praça

Por fim, o Sextou na Praça oferece lazer e entretenimento para toda a população, especialmente àqueles que acabaram de sair do expediente e estão atrás de um bom happy hour. O palco será montado na Praça Ary Coelho, em frente à fonte, e as atividades estão programadas para começar às 18h30.

Como parte do Festival Descubra CG, com apoio da Abrasel, a Banda Haiwanna apresenta sucessos do rock nacional e internacional, bem como canções autorais lançadas em formato de CD e EP. Criado em 1997, o grupo tem como principais influências Legião Urbana, Barão Vermelho, Engenheiros do Hawaii, Caetano Veloso, Plebe Rude NX Zero, Maria Gadu e Wander Wildner, e promete animar quem estiver no Centro da cidade.

Para completar o evento, o Sesc MS traz ainda o cantor e instrumentista Renatto Jackson, que mistura elementos da MPB, dub-reggae e pop em seus trabalhos autorais, sem deixar de lado o aspecto crítico de suas letras. Recentemente, o artista promoveu o lançamento oficial de seu primeiro EP, chamado “EU”, com canções que foram gravadas em estúdio durante o período de pandemia.

 Serviço 

A Quarta Cultural é realizada sempre na Feira Central, localizada na Rua 14 de Julho, n.º 3.351, e com acessos também na Esplanada Ferroviária (Avenida Calógeras) e pela Rua dos Ferroviários. As barracas começam a funcionar a partir das 16h e o show está previsto para as 19h30.

Já a Quinta Cultural acontece semanalmente na Praça dos Imigrantes, que fica na Rua Rui Barbosa, n.º 65, esquina com a Rua Joaquim Murtinho. A apresentação tem início às 19h.

Por fim, o Sextou na Praça dá início aos trabalhos do fim de semana diretamente da Praça Ary Coelho, a partir das 18h30. O endereço é na Rua 14 de Julho, esquina com a Avenida Afonso Pena.

Todos os eventos têm entrada gratuita, e não será cobrado couvert artístico por nenhum dos restaurantes. Para se manter atualizado com as próximas atrações culturais desses eventos, acompanhe a @secturcg no Instagram e no Facebook.

Comentários