08/04/2016 20h40
Assentados do Itamarati vão receber títulos de seus lotes em definitivos
Superintendente regional do Incra garantiu ao prefeito Ludimar Novais que títulos definitivos serão entregues nas próximas etapas
Uma das preocupações dos assentados atualmente é quanto a aquisição do título definitivo do lote, através do qual retira o sustento da família. Sabendo da situação, desde o início do seu mandato o prefeito Ludimar Novais (PDT), vem mantendo contatos com autoridades da esfera federal no sentido de agilizar a titulação dos lotes dos assentamentos rurais de Ponta Porã.
O município de Ponta Porã é um dos que possui o maior número de assentamentos rurais de Mato Grosso do Sul. Os mais antigos são Corona, Boa Vista, Dorcelina Folador e Itamarati I e II e, mais recentemente, o Aba da Serra, na região do distrito de Cabeceira do Apa. São milhares de famílias que foram beneficiadas com lotes da reforma agrária, que trabalham na terra, mas que não conseguiram ao longo dos anos o título definitivo da propriedade.
Durante reunião com o prefeito Ludimar Novais, o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Humberto de Mello Pereira, assegurou que a meta do Governo Federal é de nos próximos três anos entregar títulos de cerca de 20 mil lotes da reforma agrária em todo o Brasil.
“A sua preocupação Ludimar é também uma grande preocupação do governo federal que é fazer a titulação dos lotes. Somente o documento definitivo pode dar a tranqüilidade para as famílias que foram beneficiadas pela reforma agrária. Tenho a convicção de que pelo menos os títulos da Itamarati I sairão na próxima etapa que for lançada. Ai depois sai dos outros que também estão aguardando”, disse.
Em Mato Grosso do Sul, conforme o Incra, um dos assentamentos mais antigos que o Itamarati I, cujos beneficiários já receberam os títulos definitivos é o Assentamento de Novo Horizonte, que tem 757 lotes e hoje as famílias contam com autonomia sobre os terrenos. Esse assentamento foi criado em 1986 e transformou-se no município de Novo Horizonte do Sul, em 1992.



















