23.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Ator João Acaiabe, o Tio Barnabé do ‘Sítio do Picapau Amarelo’, morre vítima da Covid-19

Além do papel no ‘Sítio do Picapau Amarelo’, ele brilhou como chef Chico, no remake de ‘Chiquititas’.

João Acaiabe, o Tio Barnabé do “Sítio do Picapau Amarelo”, morreu aos 76 anos vítima de Covid-19 no Hospital Sancta Maggiori, em São Paulo (SP), ontem (31) após duas paradas cardíacas. Além do “Tio Barnabé”, ele também brilhou no papel do chef Chico no remake de “Chiquititas” (SBT, 2013/2015), reprisada atualmente pela segunda vez.

A família informou que o artista testou positivo no dia 15 de março. Na data, a capital paulista começava a vacinar os idosos da faixa etária, e, na véspera o ator chegou a comemorar a iminência da imunização nas redes sociais, segundo publicação do G1.

O quadro de saúde piorou e ele foi internado no Hospital Sancta Maggiore, na Mooca, no dia 21. No ano passado, o ator informou em entrevista que havia sido diagnosticado com insuficiência renal e estava na fila por um transplante de rim.

Ainda de acordo com parentes, ele foi intubado na manhã de ontem (31) e faleceu após sofrer duas paradas cardíacas.

Além do cozinheiro do Orfanato Raio de Luz, João Acaiabe viveu o Tio Barnabé da versão dos anos 2000 do “Sítio do Pica-Pau Amarelo” e Pai Didico de “Segundo Sol” (2018).

Uma das filhas do Acaiabe, Thays, homenageou o pai nas redes sociais: “Guardarei no coração tudo o que vivemos e a referência que você é para a nossa família! Gratidão, meu pai. Que os espíritos de luz te recebam em Aruanda até que a gente se encontre novamente, porque almas gêmeas nunca se separam!”, escreveu.

O perda do ator também repercutiu muito entre amigos, fãs e colegas. “Quantos papos bons meu amigo, como era bom lhe ouvir contar histórias da nossa gente. O primeiro homenageado do nosso Samba pra Nossa Senhora, agora vamos contar a nossa gente a sua grandiosa história. Obrigado irmão”, escreveu.

A atriz Giovanna Grigio, que contracenou com João Acaiabe na novela “Chiquititas”, destacou sua generosidade. “A gente passou texto várias vezes juntos e foi amor à primeira cena. Ter você como professor e amigo, escutar suas histórias e aprender com você com certeza foram dos maiores privilégios da minha vida! Eu já te amava antes e vou te amar pra sempre. 🖤 Obrigada por tudo!”, compartilhou nas redes sociais.

Sophia Valverde, que viveu a Maria na novela infantil, lamentou o falecimento de Acaiabe. “O Mestre Chico se foi. Que Deus esteja consolando todos familiares e amigos”, escreveu a atriz. Manuela do Monte, intérprete da Carolina do remake, também se despediu. “Com muita tristeza recebo essa notícia e desde já elevo meus pensamentos em sua intenção. Te amo”, afirmou.

“Que tristeza saber da sua partida (…). Nunca vou me esquecer de você, interpretando “Navio negreiro” só pra mim, que é das coisas mais lindas que eu verei na vida. Nem das nossas conversas sobre a luta do nosso povo negro”, lamentou Izak Dahora, que deu vida ao Saci no remake do “Sítio”.

O sepultamento acontecerá na cidade de Espírito Santo do Pinhal, na região de Campinas, interior de São Paulo, onde nasceu.

Fale com a Redação