23.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 5 de maio, 2025
spot_img

Auditores participam de capacitação prática com estudo de casos reais de auditoria operacional

De 5 a 9 de maio, os auditores de controle externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul participam de uma nova etapa do projeto de formação continuada em auditoria, desta vez com foco na prática. Após uma fase inicial mais teórica, a capacitação avança com oficinas e estudos de casos reais de auditoria operacional.

A capacitação será conduzida pelo auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Dagomar Henriques Lima, e tem como objetivo capacitar os auditores a compreenderem e aplicarem os princípios e normas da auditoria operacional no contexto da administração pública, com foco em políticas públicas, accountability e o papel do controle externo.

Nesta fase prática, os participantes serão divididos em três grupos de trabalho, cada um com dois dias de atividades. As oficinas terão como base estudos de casos reais de auditoria, possibilitando que os auditores exercitem habilidades essenciais para o desempenho da função. Entre as técnicas aplicadas, estão entrevistas, matriz SWOT, análise de riscos, inspeção, observação e análise de conteúdo.

Segundo Dagomar Henriques Lima, a proposta é proporcionar um aprendizado dinâmico, que vá além da teoria. “A gente vai focar nas técnicas mais utilizadas em auditoria: técnicas de análise de dados, de coleta de dados. A auditoria não é só teoria, ela também tem uma parte de interação com o auditado, de aplicação de técnicas, de maneira que a auditoria seja bem sistemática e convidativa”, destacou.

A ideia é preparar os auditores para coletarem informações mais qualificadas sobre o desempenho das políticas públicas, estimulando discussões informadas e fundamentadas sobre os resultados das ações governamentais. “Queremos que essas discussões sejam mais bem informadas, de maneira que a população conheça os efetivos resultados que o governo está tendo na execução dessas políticas em prol da sociedade”, completou Dagomar.

Fale com a Redação