29.8 C
Campo Grande
sábado, 2 de agosto, 2025
spot_img

Aulas de violão, yoga e graduação: UFMS lança programação para idosos no 2º semestre

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está com inscrições abertas para o segundo semestre do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi), que oferece mais de 1,9 mil vagas distribuídas entre atividades de extensão, cultura, esporte e disciplinas isoladas de graduação. A iniciativa é voltada para pessoas com 60 anos ou mais e está presente na Cidade Universitária, em Campo Grande, e nos câmpus de Aquidauana, Coxim, Naviraí, Três Lagoas e do Pantanal.

Ao todo, são 61 atividades de extensão e 16 disciplinas presenciais disponíveis. Os interessados podem se inscrever até o dia 8 de agosto pelo site unapi.ufms.br ou de forma presencial nos locais indicados. As aulas começam em 18 de agosto.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, a Unapi promove não apenas a inclusão da pessoa idosa no ambiente universitário, mas também o intercâmbio de saberes entre gerações. “A UFMS vai além da formação técnica ao promover uma educação voltada para a cidadania, estimulando o pensamento crítico, a empatia e a responsabilidade social dos estudantes. Um exemplo claro disso é a atuação da Unapi, que proporciona uma rica troca de experiências entre gerações”, afirma.

Lia destaca ainda que a convivência com os idosos amplia a formação humana dos acadêmicos. “Por meio das atividades, os idosos compartilham suas vivências, saberes e trajetórias de vida, oferecendo aos estudantes uma perspectiva mais ampla sobre envelhecimento, respeito e inclusão.”

Criado em 2011, o programa favorece a estimulação física e cognitiva, a interação social e o desenvolvimento de competências com foco na autonomia e cidadania plena. Entre as atividades ofertadas estão tai chi chuan, capoterapia, violão, informática básica, hidroginástica, dança de salão, xadrez, inglês básico, italiano, yoga, empreendedorismo, Libras, musicalidade, paisagismo, canto em grupo, artes manuais e oficinas de artesanato. Destaque para projetos consolidados como o Coral da Unapi, a Horta Agroecológica e, na Cidade Universitária, alfabetização e letramento para pessoas idosas.

As disciplinas de graduação acessíveis aos participantes incluem Bioética, Saúde do Idoso, Introdução à Psicologia, Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva, entre outras.

Cada participante poderá se inscrever em até cinco atividades de extensão e duas disciplinas de graduação, ampliando as possibilidades de aprendizado, integração e desenvolvimento pessoal.

Fale com a Redação