20 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

Autorizado realização de novos concursos com 909 vagas no governo de MS

Nesta sexta-feira (1º), foram publicados decretos que autorizam a realização de novos concursos públicos em Mato Grosso do Sul pelo Governo do Estado. Conforme os documentos, que serão publicados em edição extra do DOE-MS (Diário Oficial do Estado) ainda hoje, serão ofertadas 909 vagas em três secretarias: Semagro (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Sejusp (Justiça e Segurança Pública) e Sefaz (Fazenda). Apesar de abranger três órgãos, do total de futuros servidores, 86% é para novos policiais e bombeiros.

A noticia é boa pela autorização, mas a concretização do certame ainda é incerta com sua realização ainda a ser marcada, o que pode não ocorrer ainda em 2022, devido ao período eleitoral, que é proibido a realização de ‘benesses’ pelo ente da administração cuja passará por disputa e renovação de cargos eletivos.

Contudo, o governador Reinaldo Azambuja assinou os decretos hoje apontando que visa reforçar ainda mais o quadro de servidores de MS antes de deixar a gestão no fim deste ano, quando acaba seu segundo mandato de chefe do Executivo estadual. “Queremos reforçar nossa segurança pública com novos policiais e bombeiros, aprimorar o trabalho ambiental em todo o Estado e também aperfeiçoar nossa área de tecnologia da informação. Estamos visando a melhora dos serviços públicos e o atendimento à população”, destacou o governador, pois a maior parte das vagas é para as carreiras vinculadas à Sejusp.

Conforme divulgação do governo, serão 780 para área militar da Segurança Pública, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, 250 para soldados do Corpo de Bombeiros, 20 para oficiais da Polícia Militar e 10 para oficiais dos Bombeiros.

Demais vagas

Na Semagro, serão 99 vagas abertas para a carreira de Fiscalização e Gestão Ambiental do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), sendo 61 para nível superior e 38 para nível médio, distribuídos entre Fiscal Ambiental (40 vagas), Analista Ambiental (21), Técnico Ambiental (10), Técnico em Serviços Ambientais (23) e Guarda Parque (5).

As últimas 30 vagas oferecidas vão para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação na SGI (Superintendência de Gestão da Informação), que é vinculada à Sefaz. 

A marcar realização

Com os decretos de autorização assinados, a SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização), em conjunto com as secretarias que estão ofertando as vagas, vão organizar a realização dos concursos, estabelecendo normas e procedimentos para o recrutamento e seleção dos candidatos, observados os dispositivos da legislação vigente.

Editais vão definir as atribuições de comissão organizadora, informarão as fases e os requisitos para aprovação em cada uma delas, as modalidades das provas, seus conteúdos e forma de avaliação, requisitos legais para ingresso na carreira e o prazo de validade do concurso público. 

Fale com a Redação