Uma das regiões que mais cresceu nos últimos anos em Campo Grande, o bairro Jardim Centro Oeste, vai ganhar em breve um centro comercial com capacidade para abrigar pelo menos 74 lojas, entre âncoras, satélites e praça de alimentação. Nessa terça-feira (09) foi divulgado o chamamento público para o EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança).
As informações indicam que o complexo comercial será edificado pela Embrascop (Empresa Brasileira de Construções e Projetos Ltda) e terá 7.864,58 metros quadrados de área construída em um terreno de 15 mil metros quadrados com a frente para a Avenida dos Cafezais, no trecho entre as Ruas Araraquara e Caraíba.
O empreendimento está projetado para abrigar, ao todo, quatro lojas âncoras, 49 lojas satélites, 21 unidades destinadas à alimentação e uma praça de alimentação coberta, além de uma praça central aberta, com área de 2.500 metros quadrados, voltada ao uso coletivo e à integração com o espaço urbano.

Segundo a construtora, a escolha pelo Bairro Centro Oeste se justifica pela “dinâmica de expansão urbana da região, caracterizada por ocupação residencial crescente e carência de infraestrutura comercial estruturada”. Além disso, apresenta taxa média de crescimento populacional de 3,5% ao ano, revelando tendência de adensamento progressivo e consolidação urbana.
“Observa-se na região uma renda per capita nominal local de R$ 1.352,41, o que evidencia potencial de consumo e necessidade de serviços básicos de comércio e lazer mais próximos à residência da população”, justifica a empresa. A previsão é que a obra seja concluída em 18 meses.
“O empreendimento visa atender à demanda local por equipamentos urbanos de comércio e serviço, promovendo a descentralização das atividades econômicas e a redução da necessidade de deslocamentos ao centro tradicional da cidade, contribuindo, assim, para o equilíbrio entre uso do solo e mobilidade urbana”, complementa.
A expectativa é que, com a implantação, aconteça uma rápida valorização do entorno, geração de emprego e renda e o fortalecimento da economia local em consonância com os princípios do desenvolvimento urbano sustentável. A audiência pública do EIV será no dia 2 de fevereiro, às 18 horas, na Planurb, na Avenida Calógeras, 356, na Vila Glória.
O encontro também será transmitido pelo YouTube, no canal: www.youtube.com/@educacaoambientalplanurbcg9987. Os documentos a serem discutidos na audiência pública estão disponíveis na Biblioteca Geógrafa Aparecida Lopes de Oliveira, na Planurb, e no site da agência: www.campogrande.ms.gov.br/planurb, na categoria downloads.




















