Com a maior entrega de títulos definitivos da reforma agrária, já ocorrida na história do Estado nos últimos 15 anos, a sul-mato-grossense, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina trouxe o presidente da República, Jair Bolsonaro ao Mato Grosso do Sul para dar posse definitiva da terra para famílias inteiras de produtores, na entrega de 1.128 Títulos de Domínio (TD).

O deputado Barbosinha (DEM-MS) fez questão de prestigiar a colega de partido e amiga nesse que ele classificou como “marco histórico” para os pequenos produtores do Estado.

“Recebi um telefonema da ministra me convidando para vir a essa entrega e confesso que fiquei extremamente feliz em presenciar esse momento. Foi realmente um dia de alegria em que as famílias puderam realizar o sonho de ter esse tão esperado pedaço de papel que traz consigo dignidade, coragem, ânimo, força e que dá condições aos pequenos produtores para que eles fiquem, produzam e tenham uma renda digna com sua produção no campo”, comemorou o deputado.

Na avaliação do deputado Barbosinha grande parte do bom desempenho do agronegócio do nosso país tem sido feito por uma sul-mato-grossense. “A Tereza tem encontrado no presidente Jair Bolsonaro todo respaldo necessário para equilibrar a produção rural do nosso país, extinguindo de vez, a diferença entre pequenos, médios e grandes produtores. Isso é uma grande conquista, com certeza. Que juntos, eles possam fazer ainda por nossa gente e trazer políticas públicas que contemplem a produção e que cheguem aos nossos produtores”, disse o deputado estadual.

“A partir de hoje vocês são independentes. Podem fazer o que quiserem com a terra. Vocês são donos das suas terras. São donos da vida de vocês”, falou emocionada a ministra que além de ser sul-mato-grossense tem forte ligação com a cidade de Terenos, lugar onde viveu muitos anos com a família.

A ministra Tereza Cristina e o presidente ainda assinaram um convênio com as prefeituras de Mato Grosso do Sul que vai unir forças para agilizar o recebimento de títulos definitivos e provisórios no Estado, o Titula Brasil.

Os títulos foram entregues pelo Incra. O Governo Federal alcança a marca de quase 4 mil documentos de titulação (definitivos e provisórios) emitidos entre 2019 e 2021. Somente no Assentamento Santa Mônica, 307 famílias receberam o título de suas terras. 

Comentários