27.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 1 de maio, 2024
spot_img

Brasileiro quer viajar mais neste fim de ano; veja os destinos preferidos

Mais emprego e menor inadimplência possibilitam turismo em alta temporada; interesse por locais da América do Sul cresceu 30%

A geração de empregos, a diminuição da inadimplência e a relativa estabilidade da economia estão contribuindo para deixar o brasileiro mais otimista, a ponto de planejar mais gastos, o que era impensável há um ano. O Ministério do Turismo e empresas especializadas em buscas de passagens na internet afirmam que as pesquisas de voos para a época das festas de fim de ano tiveram crescimento entre 11% e 30%.

Só em outubro, cerca de 7,8 milhões de passageiros voaram pelo Brasil, segundo o Relatório de Demanda e Oferta da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Esse número se aproxima da movimentação doméstica registrada em outubro de 2019, antes da pandemia da Covid-19, e é 7,7% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado, quando quase 7,2 milhões de pessoas passaram pelos aeroportos do país. 

Um levantamento de dados feito pelo metabuscador de viagens Kayak mostra que, neste ano, já há um aumento de 30% nas buscas por viagens para países da América do Sul, como Argentina e Chile, enquanto para voos domésticos e outros destinos internacionais, o crescimento é de 11%. A plataforma avaliou o interesse do consumidor por 95 destinos e constatou aumento de buscas em 67, para período entre o fim de dezembro e o começo de janeiro.

Isso revela que as pessoas estão pensando mais em viajar. “Notamos uma mudança de comportamento nas buscas realizadas pelos brasileiros, mostrando maior interesse em fazer viagens mais longas nesse período de final de ano”, fala Gustavo Vedovato, gerente nacional do Kayak no Brasil. 

Essa percepção está relacionada com as cidades que estão na lista das mais buscadas neste ano: as duas primeiras são Recife (PE) e Salvador (BA), ambas na região Nordeste; depois, vêm São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), considerando apenas destinos nacionais. 

Ainda no top 10, as quatro seguintes são todas cidades turísticas do Nordeste: Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN) e Porto Seguro (BA). Somente na nona posição vem uma cidade do Sul do país, Florianópolis, capital de Santa Catarina, e quem fecha o ranking das dez preferidas nas buscas é João Pessoa (PB), outra nordestina.

Segundo o metabuscador, foi possível observar que, além do maior número de buscas, houve queda no valor das passagens, na comparação com o mesmo período de embarque em 2022. Considerando a média dos 95 destinos, a redução dos preços foi de 4,7%.

Entre os destinos nacionais, o que apresenta a maior redução é Porto Alegre, de 19%. Na segunda posição está Florianópolis, com queda de 16%, e em terceiro vêm Salvador e João Pessoa, ambas com diminuição de 14%. 

Os preços mais baixos seriam uma das causas do aumento de interesse pelas viagens, de acordo com a empresa. Em relação ao crescimento das buscas por passagens, as cidades que tiveram as melhores performances foram Vitória, com aumento de 57%, e João Pessoa, com alta de 34%. 

Dados analisados por outro buscador de bilhetes aéreos, o Booking.com, mostram os estados de São Paulo e Rio de Janeiro no topo da preferência dos viajantes brasileiros. A divergência em relação ao primeiro levantamento está no terceiro lugar, que neste caso é ocupado por Santa Catarina, seguida por Bahia e Alagoas na quarta e na quinta posições.  

Destinos internacionais

A análise da Booking.com tem como base as buscas realizadas entre os dias 18 de setembro e 1° de outubro de 2023, para estadias planejadas entre novembro e janeiro. Entre as localidades fora do Brasil, as que mais aparecem são Londres, na Inglaterra; a Ilha de França, região de Paris, na França; e diferentes cidades da Espanha.

No levantamento feito pelo Kayak, os destinos internacionais mais buscados foram Buenos Aires, na Argentina; Miami e Orlando, nos Estados Unidos; e Lisboa, em Portugal. Também foi verificado aumento em pesquisas por Paris (França) e Nova York (EUA). Só Buenos Aires teve um aumento de 46% nas buscas em relação ao ano passado.

Nos preços para esses destinos, entre o fim de dezembro e o começo de janeiro, o metabuscador notou, na comparação com o mesmo período de 2022, que houve uma queda média de quase 5% nos valores das passagens.  

Nova York e Santiago são os destaques entre os destinos internacionais, com queda de 18% nos valores das passagens.

Fonte: R7

Fale com a Redação