25.8 C
Campo Grande
terça-feira, 21 de maio, 2024
spot_img

Cerest fecha Abril Verde e celebra parceria com empresas e trabalhadores

O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Dourados encerra, nesta terça-feira (30), as ações do Abril Verde, mês de prevenção à acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A data é alusiva ao dia 28 de abril de 1969, quando uma explosão de uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matou 78 trabalhadores. O triste episódio desencadeou ações de reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador.

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho consagrou o 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e, dois anos depois, foi instituido, na mesma data, o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Para marcar o Abril Verde, o Cerest realizou atividades em parceria com empresas e instituições que buscaram alertar trabalhadores e futuros profissionais de diversos setores, empoderando-os com conhecimento acerca dos riscos de agravos à saúde relacionados ao trabalho e sensibilizando-os sobre a importância da prevenção no dia a dia e nos ambientes laborais. 

Cerest fecha Abril Verde e celebra parceria com empresas e trabalhadores
Orientação de futuros profissionais da saúde (Foto: Divulgação)

Entre as ações realizadas durante o mês, a equipe do Cerest atuou com profissionais da atenção primária em saúde; fez parceria intersetorial com a Guarda Municipal de Dourados e com o Ministério Público do Trabalho; atividades educativas promovidas tanto para profissionais de saúde quanto para a população; a realização de encontro com responsáveis técnicos pela vigilância em saúde do trabalhador dos municípios da microrregião. 

Além disso, agentes do Cerest participaram da Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e de Educação na Saúde e do 2º Encontro Estadual de Segurança e Saúde do Trabalho de Mato Grosso do Sul.

De acordo com Taissa Gonçalves Leal, médica do Cerest, as ações realizadas durante o Abril Verde alcançaram o público desejado. “Nós ficamos muito satisfeitos com a participação das trabalhadoras e dos trabalhadores nas atividades desenvolvidas neste mês. Cada uma delas foi importante para estabelecer e manter processos e meios ambientes de trabalho seguros e saudáveis”, completa.

Fale com a Redação