30.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 12 de setembro, 2024
spot_img

“Brasileiros devem deixar a Faixa de Gaza até quarta-feira”, diz Mauro Vieira

Garantia foi dada ao ministro brasileiro pelo chefe das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen

Os 34 brasileiros presos na Faixa de Gaza devido ao conflito entre Israel e os terroristas do Hamas devem deixar a região até a próxima quarta-feira (8), afirmou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

A informação foi alinhada com o chefe da pasta de Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, por meio de negociações que duraram “alguns dias”. Haveria, inclusive, a possibilidade de a saída dos brasileiros ocorrer antes, já que Cohen teria dito que fará “todo o possível para antecipar em um ou dois dias” a liberação.

Enquanto isso, os brasileiros que aguardam autorização para cruzar a fronteira com o Egito estão abrigados nas cidades de Khan Younis e Rafah. O Itamaraty afirmou que o esquema de resgate (que já está de prontidão) prevê auxílio aos cidadãos desde a Faixa de Gaza até o aeroporto do Cairo, onde embarcarão em uma aeronave da FAB.

Três listas de estrangeiros já foram divulgadas

Até esta sexta-feira (3), já foram divulgadas três listas de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza pela fronteira com o Egito — mas nenhuma delas inclui brasileiros. Dentre as nacionalidades citadas estão cidadãos dos EUA, Alemanha, Reino Unido, Azerbaijão, Bahrein, Bélgica, Coreia do Sul, Croácia, Grécia e outros.

Fonte: R7

Fale com a Redação