20.8 C
Campo Grande
sábado, 2 de agosto, 2025
spot_img

Câmara de Dourados celebra o Dia do Hino Nacional

13/04/2015 15h30

Câmara de Dourados celebra o Dia do Hino Nacional

Assessoria

Em comemoração ao Dia do Hino Nacional, a Câmara de Vereadores de Dourados realizou na manhã desta segunda-feira (13) ato cívico envolvendo vereadores, assessores de gabinetes e os funcionários dos setores administrativos da Casa.

Conforme o presidente da Câmara, vereador Idenor Machado (DEM), o ato tem o objetivo de estimular o sentimento patriótico e o conhecimento a respeito dos símbolos nacionais. Segundo Idenor, o hino nacional conta a história de luta e transformação do Brasil, além de ressaltar em sua letra as belezas e conquistas do país ao longo de mais de 500 anos de história.

O presidente da Câmara salientou a importância do cidadão conhecer e interpretar o hino nacional, enfatizando que o assunto é tema recorrente em concursos públicos realizados em todo o país. “Esse ato significa muito mais do que reunirmos os servidores para executar o hino nacional. Representa o respeito cívico por um de nossos maiores símbolos patrióticos, que é uma identidade para todos nós brasileiros” destacou.

O Hino

Sua música foi criada em 1822, por Francisco Manuel da Silva (1795-1865). A letra atual só foi oficializada em primeiro de setembro de 1971, na presidência de Epitácio Pessoa, através da Lei 5.700. O hino nacional é um instrumento de homenagem à nação, deve ser executado nas aberturas das festividades cívicas, patrióticas, escolares, esportivas internacionais, onde a população deve contemplá-lo cantando em uma só voz.

Reajuste Salarial

Durante o ato cívico, o presidente da Câmara de Dourados anunciou a concessão de reajuste nos vencimentos dos servidores do legislativo municipal. O reajuste contempla todos os servidores da Casa, efetivos e comissionados, no percentual de 7,9%. O reajuste repõe o índice da inflação de acordo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). O aumento salarial será aplicado já no mês de abril. Idenor explicou que o reajuste atende o que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal e só foi definido após a Mesa-Diretora executar uma análise criteriosa do orçamento da Casa para 2015. “Ao tempo em que cobramos cumprimento de metas e moralidade no Legislativo, concedemos benefícios aos nossos servidores. Fizemos uma análise criteriosa para enquadrar esse reajuste dos servidores do Legislativo à realidade orçamentária da Casa. Acredito que o reajuste salarial é um ganho importante aos servidores, que terão seus vencimentos corrigidos com o mesmo índice percentual da inflação dos últimos doze meses”, finalizou.

Vereadores e servidores da Câmara de Dourados celebraram nesta segunda-feira o Dia do Hino Nacional - Thiago Morais

Fale com a Redação