28.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 17 de junho, 2024
spot_img

Campanha de vacinação contra dengue encerra primeira fase neste domingo

A primeira fase de vacinação contra a dengue em Dourados termina neste fim de semana. A partir da próxima segunda-feira (20), a campanha segue com a segunda dose nas pessoas que iniciaram o ciclo. Para quem ainda não recebeu a primeira dose, o Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) mantém equipes em diversos pontos de grande circulação.

Neste sábado (18), na 58ª Expoagro, o ponto de atendimento montado anexo ao Gabinete Itinerante da Prefeitura de Dourados atende até às 22h com vacina contra a dengue e também influenza. As duas, porém, não podem ser aplicadas simultaneamente, precisando de intervalo de 24 horas entre uma e outra. No Shopping Avenida Center, o atendimento também acontece até às 22h.

No domingo (19), último dia de Expoagro e também para se receber a primeira dose da vacina contra a dengue, a equipe de vacinação atende entre 12h e 22h e, no Shopping Avenida Center, entre 14h e 22h. A Sala de Vacinação do PAM, no domingo, também atende no período da manhã, entre 7h e 13h.

Dose 2

Passando esse período de dose 1, que começou no dia 3 de janeiro, a campanha segue com aplicação dose 2, que começou dia 3 de abril. O período entre uma dose e outra é de, no mínimo, três meses.

“A proteção só é completa com as duas doses e,s egundo dados do Laboratório Takeda e da Anvisa, a eficácia da vacina Qdenga, um mês após a segunda dose, é de 85% contra casos graves da dengue”, explica o gerente do NI, Edvan Marcelo Marques.

Até este fim de semana, mais de 79 mil douradenses receberam a primeira dose da vacina contra a dengue e, entre esses, quase 11 mil já completaram o ciclo vacinal com a segunda dose.

Fale com a Redação