06/05/2016 16h21
Campanha de vacinação contra gripe prossegue em Nova Andradina
A campanha de vacinação contra a gripe que teve início no último sábado, dia 30, em Nova Andradina, prossegue até o dia 20 de maio nas salas de vacina do Centro de Especialidades Médicas e nos ESFs Morada do Sol, Vila Beatriz e Nova Casa Verde, com finalidade de atender os grupos prioritários elencados do Ministério da Saúde.
De acordo com a enfermeira Juliana Fernandes Mendes, do setor de Vigilância Epidemiológica, até o momento foram imunizadas 4.009 pessoas e a meta é atingir a marca de 10.856 doses da vacina. Juliana também chama a atenção quanto à necessidade de comprovação de doenças crônicas para receber a dose da vacina. “Aos portadores de doenças crônicas é importante que se vacinem no ESF de sua localidade ou ainda que carreguem consigo um comprovante de sua condição diferenciada de saúde, pois somente com ele receberá vacina em outra localidade”, frisa.
“A exemplo de outras campanhas, nossa Secretaria de Saúde, com o apoio do prefeito Roberto Hashioka, está empenhada para atingir o público-alvo dessa importante mobilização”, comentou o secretário Silvio Senhorini. A mobilização tem o objetivo de conter o avanço da doença no inverno, quando as baixas temperaturas que ampliam a circulação dos vírus causadores de doenças respiratórias.
A escolha do público-alvo segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que são os idosos com 60 anos ou mais de idade, gestantes, crianças de 6 meses a 4 anos, trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de profissionais da área de saúde. A imunização via injeção protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e Influenza B.
NOVA CASA VERDE – Em Nova Casa Verde, de acordo com o enfermeiro da Unidade de Estratégia da Família, Herlon Ricardo dos Santos, 100% dos pacientes acamados foram imunizados. Segundo o profissional, a campanha também prossegue no Distrito com o mesmo cronograma estabelecido pelo Secretaria Municipal de Saúde, na área urbana de Nova Andradina.




















