23.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 24 de abril, 2024
spot_img

Campo Grande e Iquique, no Chile, devem ampliar intercâmbio comercial e turístico

Uma delegação da cidade de Iquique, cidade portuária que é uma das portas de entrada do oceano pacífico, esteve nesta manhã (25) com a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes. Durante a reunião foram discutidas estratégias de intercâmbio turístico, cooperação para iniciativas tecnológicas e aproximação comercial.

Integram a delegação Maurício Soria, prefeito de Iquique, senador Jorge Soria e Germán Agustín do Ministério da Cultura do Chile. Os membros estão participando do I Fórum Integração dos Municípios do Corredor Bioceânico realizado quinta e sexta-feira na Capital.

Campo Grande e Iquique, no Chile, devem ampliar intercâmbio comercial e turísticoAdriane Lopes apresentou Campo Grane e destacou a localização estratégica da cidade. “Entendemos que Campo Grande é uma cidade com grande potencial para atrair novos negócios. Temos uma localização geograficamente privilegiada. Somos uma cidade estruturada, que combina meio ambiente com qualidade de vida, além de estarmos no ponto estratégico para dois dos maiores pólos de ecoturismo de Mato Grosso do Sul que são Bonito e Pantanal”, afirmou.

Na reunião, Maurício Soria, lembrou a história para a ativação do escoamento de mercadoria por Iquipe e ressaltou a importância de Campo Grande neste processo. “Nós estamos trabalhando pelo fortalecimento e implantação da rota de integração há 50 anos e queremos renovar nossa parceria com a Cidade, ampliar o intercâmbio comercial e fomentar troca de experiências culturais”.

Cidades Irmãs

Campo Grande e Iquique, no Chile, devem ampliar intercâmbio comercial e turísticoCampo Grande, que já tem um acordo de Cidades Irmãs com Iquique, vai renovar o texto e propor novas ações comerciais. “Alinhamos com nossa equipe um novo convênio. Queremos oferecer um ecossistema para desenvolver a economia do Mercosul, oferecendo espaço físico e condições ideias para realizar negócios com Iquique e outras cidades chilenas colocando Campo Grande como capital da Rota de Integração Latino Americana, gerando cada vez mais oportunidades”, finalizou Adriane.

Preparada para novas ativações comerciais, Campo Grande conta com programas de incentivos fiscais, finalização do Terminal Intermodal de Cargas e implantação do Parque Tecnológico e de Inovação que poderá abrigar startups.

Participaram da reunião os secretários Max Freitas da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Adelaido  Vila, da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), Márcia Okama da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (Sefin) e a subsecretária Catiana Sabadin, da Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos.

Sobre Iquique

É uma província localizada na Região de Tarapacá, Chile. Possui cerca de 200 mil habitantes e é uma das maiores zonas francas da América do Sul. Recebe produtos da Argentina, Brasil, Paraguai, Peru e Bolívia.

Fale com a Redação