19.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 30 de abril, 2025
spot_img

Campo Grande investe em formação para agentes do programa “Destinos Turísticos Inteligentes”

A Prefeitura de Campo Grande realiza nesta terça-feira (29) a segunda capacitação para pontos focais do Programa Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). O encontro acontece das 8h às 11h na sede do Sebrae/MS, na Avenida Mato Grosso, 1661, e é promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (SEMADES), em parceria com o Sebrae/MS.

O objetivo é capacitar representantes de secretarias e autarquias municipais para fortalecer o projeto de transformar Campo Grande em um Destino Turístico Inteligente. A proposta envolve tornar a cidade um espaço turístico inovador, acessível e sustentado por infraestrutura tecnológica que promova o desenvolvimento sustentável, melhore a experiência dos visitantes e a qualidade de vida dos moradores.

Durante esta segunda etapa da formação, os participantes vão apresentar as ações desenvolvidas dentro dos eixos do Programa DTI. O secretário da SEMADES, Ademar Silva Junior, destacou a importância da capacitação. “Estamos construindo uma política pública baseada em inovação, dados e planejamento integrado, que fortalece o turismo, impulsiona a economia e melhora a qualidade de vida da população, em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirmou.

O gerente de Desenvolvimento Turístico, Wantuyr Tartari, também reforçou a relevância do modelo adotado pela gestão pública. “Ao adotar o DTI, os municípios ganham ferramentas que não apenas aumentam a competitividade no setor, mas também promovem um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável”, explicou.

Para se tornar um Destino Turístico Inteligente, a cidade precisa atender a critérios como presença de policiamento, serviços de saúde, plano de mobilidade urbana, projetos de cidade sustentável e estímulo à economia criativa. As ações estão alinhadas com a meta 11 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visa promover cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

Fale com a Redação