29.8 C
Campo Grande
terça-feira, 6 de maio, 2025
spot_img

Campo Grande já passa das 90 mortes provocadas por doenças respiratórias em 2025

Com oito novos óbitos no período de uma semana confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), Campo Grande chegou ao total de 94 mortes provocadas por doenças respiratórias em 2025.

A informação consta no painel de monitoramento, em dados extraídos na manhã desta terça-feira (06). De forma detalhada, os dados indicam que somente na última semana do mês de abril foram contabilizados 15 óbitos provocados pela gripe.

Além disso, o mês de maio já soma seis vítimas fatais, ou seja, em uma média é possível dizer que uma pessoa morreu por dia em Campo Grande por conta das síndromes respiratórias.

Com relação ao perfil destes pacientes, os dados indicam que 57 tinham 60 anos ou mais, enquanto 26 tinham de 30 a 59 anos e outros nove eram crianças menores de 10 anos.

Campo Grande já passa das 90 mortes provocadas por doenças respiratórias em 2025

O painel também revela aumento no número de casos, somado agora 1.143, sendo 87 novos pacientes confirmados nas últimas 24 horas. Campo Grande já está em Situação de Emergência por conta do surto de gripe e da falta de leitos hospitalares.

Vacinação

Segundo o último levantamento disponível no LocalizaSUS, plataforma do Ministério da Saúde, com dados até 29 de abril, 69.291 doses já haviam sido aplicadas em Campo Grande, sendo 44.858 válidas para o cálculo de cobertura vacinal (idosos, crianças e gestantes) — o que representa 18,52% do público-alvo, estimado em 238 mil pessoas.

A SESAU reforça o chamado para que toda a população procure um ponto de vacinação quanto antes, especialmente diante do aumento dos casos de síndromes respiratórias na Capital. Durante esta semana, todas as 74 Unidades de Saúde da Família (USFs) estão abastecidas com doses da vacina contra Influenza e demais vacinas de rotina na Capital.

Fale com a Redação