28.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 24 de julho, 2024
spot_img

Campo Grande lidera índice de capital humano entre todos municípios do Centro-Oeste

Campo Grande, a capital de Mato Grosso do Sul, celebra mais um marco significativo em seu desenvolvimento ao alcançar o primeiro lugar no ranking de competitividade dos municípios no indicador de Capital Humano entre todas as cidades da Região Centro-Oeste. O feito destaca a cidade como um exemplo de progresso e investimento em setores fundamentais para o bem-estar e o crescimento econômico.

Desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o ranking de competitividade dos municípios avalia diversas dimensões essenciais para a prosperidade das cidades brasileiras. Entre esses indicadores, o Capital Humano é considerado um dos mais cruciais, pois avalia o nível educacional da mão de obra, aspectos relacionados à inserção no mercado de trabalho e os impactos sobre a produtividade da economia.

O CP também leva em conta o número de matrículas nos ensinos técnico, profissionalizante e superior, além da qualificação dos trabalhadores em emprego formal.

A Prefeitura de Campo Grande vem implementando diversas iniciativas nesse sentido, tanto na capacitação e formação de jovens para sua inserção no mercado de trabalho, quanto no fomento à geração de emprego e renda. Foram mais de 36 mil pessoas capacitadas em mais de 350 cursos de qualificação e formação. Os cursos chegam a todas as sete regiões urbanas de Campo Grande, além de áreas afastadas, na zona rural.

Campo Grande lidera índice de capital humano entre todos municípios do Centro-Oeste

Moradora do Assentamento Três Corações, dona Francisca Josefa Arguelho Lima, foi uma das beneficiadas pelo curso de Informática realizado no assentamento. “Nós fizemos esse curso em parceria com a Sidagro e a Agetec. Foi muito bom o curso, há uma necessidade, hoje, de estarmos vinculados à questão digital, porque tudo hoje é informatizado, e a gente sai desse ‘analfabetismo’. É importante a gente estar incluso dentro dos acontecimentos, não estarmos por fora, a gente quer estar atualizada também”, diz a senhora de 66 anos.

Outro fator importante a ser ressaltado é que Campo Grande mantém a liderança entre as capitais com a menor taxa de desocupação no país. Os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) colocaram a capital de Mato Grosso do Sul com uma taxa de desocupação de 4,4%, índices semelhantes aos de países desenvolvidos.

“Campo Grande é uma referência nacional na geração de empregos e desenvolvimento econômico. Com as políticas públicas certas e a resiliência da população, a Prefeitura segue alcançando bons índices e posicionando a capital nos principais rankings de desenvolvimento”, afirmou a prefeita Adriane.

Campo Grande lidera índice de capital humano entre todos municípios do Centro-Oeste

O secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), Ademar Silva Jr., comentou os resultados, destacando o compromisso contínuo da administração municipal em fomentar o emprego e a economia local.

“Estamos trabalhando para criar um ambiente favorável ao crescimento econômico e à geração de oportunidades. Entendemos que ampliar a qualificação da mão de obra é fundamental para aumentar a competitividade, a produtividade da economia e o desenvolvimento econômico e social do nosso município”, declarou o secretário.

Campo Grande lidera índice de capital humano entre todos municípios do Centro-Oeste

Além de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá compõem a lista dos 10 municípios da região Centro-Oeste melhor classificados no pilar Capital Humano. O levantamento – realizado pela quarta vez pelo CLP (Centro de Liderança Pública), em parceria com a Gove Digital e a Seall – apresenta o resultado detalhado dos 410 municípios do País com mais de 80 mil habitantes. O ranking se baseia em 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras.

#pratodosverem A imagem de capa mostra uma foto aérea de Campo Grande. A primeira imagem interna é do ranking e posicionamento da Capital. A segunda foto mostra um comércio local, com atendente e cliente em atendimento. A última foto é da equipe da Sidagro entregando certificado de capacitação. 

Fale com a Redação