22.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 17 de abril, 2024
spot_img

Campo Grande passa de metade da população vacinada 100% contra Covid

A prefeitura de Campo Grande anunciou no meio da tarde desta quinta-feira (9), que o município atingiu a marca do 50% de toda a população imunizada, com as duas doses ou dose única, da vacina contra a Covid-19. Assim, dos 900 mil habitantes, metade está 100% vacinado e mais protegido contra o coronavirus. A divulgação foi por volta das 15 horas, apontando número corresponde a 454 mil pessoas. Agora, no momento desta noticia (17hs), de acordo com dados parciais do “Vacinômetro”, já são 454.865 ou 50.2%.  A Capital ante o Estado, como o Enfoque MS divulgou no fim da manhã, está pouco a frente, pois MS tem quase 50% da população com esquema vacinal completo ( hoje 47,8%).

A Capital Sul-mato-grossense também tem ouro destaque positivo, pois lidera o ranking nacional de vacinação e se destaca na aplicação da primeira e segunda. Bem como também já na terceira dose, está na frente, com hoje marcando 7.737 pessoas vacinadas. Entre todas as aplicações, nesta quinta-feira (9), foram vacinados 3.878, até agora nesa hora, conforme vacinômetro.

Desde o dia 19 de janeiro, 623.387 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, o equivalente a 68.8% de toda a população campo-grandense. Destas, 454.865 receberam as duas doses ou a dose única  e estão completamente imunizadas, o que representa uma cobertura vacinação passada dos 50%. O total até este momento: 1.085.989 doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas na Capital.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, destaca que o bom desempenho do Município é resultado da união de esforços e o empenho de todos os envolvidos no processo de vacinação. “Esse é o resultado do planejamento e trabalho árduo de toda nossa equipe. Seja de manhã, tarde, noite, fim de semana, feriado, estamos vacinando, tudo isso para garantir que a gente possa dar mais celeridade neste processo e, sobretudo, comodidade à população para que tenha acesso a essa vacina, que é uma arma fundamental na luta contra essa doença”, enfatiza.

Com vacina e com cuidados a continuar

O secretário reforça que mesmo com o avanço na vacinação, ainda é necessário que as pessoas mantenham as medidas de proteção. “Precisamos manter o uso de máscaras e manter o distanciamento físico. O vírus ainda está em circulação. Portanto, é necessário que as pessoas continuem se cuidando”, diz.

Planejamento e estrutura

O planejamento, organização e estratégias adotadas pela Capital desde o início da vacinação fizeram toda a diferença para o êxito do processo.

Campo Grande conta com mais de 60 pontos de imunização espalhados pelas sete regiões urbanas e distritos, incluindo quatro drives (Ayrton Senna, Albano Franco, Cassems e UCDB), três polos (Guanandizão, Seleta e IMPCG), além das unidades de saúde, tendo a capacidade operacional instalada para vacinar até 20 mil pessoas por dia.

O Município implementou um sistema de identificação prévia para dar mais agilidade no processo. O sistema, inclusive, tem ajudado municípios do interior do Estado a organizar a campanha de vacinação e foi reconhecido nacionalmente como exemplo de boas práticas.

Fale com a Redação