Sebrae de Campo Grande MS. (Foto/Divulgação)

Campo Grande será a primeira cidade do País a receber o projeto ‘Caravana Brasil Pra Elas’. A ação é idealizada pelo Sebrae com o objetivo de impulsionar o empreendedorismo feminino por todo o país levando cursos, capacitações, ofertas de crédito, palestras e demais serviços que podem alavancar a participação feminina nos negócios. Na Capital, o evento acontecerá no sábado (21), na Associação de Moradores do bairro Coophavila II, localizada na Avenida Marinha, 725. A abertura oficial será às 9h.

De acordo com as informações, o foco é gerar emprego e renda, inserindo as mulheres no empreendedorismo, dando a elas autonomia e liberdade econômica. Todos os cursos e serviços serão gratuitos, oferecidos em áreas de maior movimentação das cidades. A Caravana faz parte do ‘Programa Brasil Pra Elas’ do Governo Federal, em parceria com Sebrae e outros órgãos do Sistema S, além de governos estaduais, municipais e instituições financeiras. É estruturada com uma abordagem multifacetada aderente aos diversos perfis e particularidades de cada cidade ou região. 

O Sebrae participará de todas as caravanas, levando conhecimento e capacitação para as brasileiras que sonham em empreender ou para aquelas que já possuem o seu negócio. O público poderá formalizar empresas, abrir contas bancárias, solicitar acesso a crédito, renegociar dívidas, fazer registros de pix, entre outros.

A programação também respeitará as necessidades e sensibilidades de cada região, além de incentivar as mulheres a se posicionarem em situações de vulnerabilidade ou violência doméstica. A Caravana ainda promoverá feiras com produtos das empreendedoras locais para incentivar os negócios e promover o relacionamento entre as empreendedoras.

Para a secretária de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques, o evento mostra a importância do empreendedorismo para a inclusão desse público. “Toda jornada começa com um primeiro passo. Investir em mulheres muda trajetórias de cada uma delas, de suas famílias, de comunidades, de cidades e do país. Os cursos e serviços ofertados pelos parceiros do Brasil pra Elas durante as caravanas são uma porta de entrada no empreendedorismo”, reforçou.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, disse que as Caravanas Brasil Pra Elas terão um forte impacto no empreendedorismo feminino, devido à sinergia do trabalho entre as instituições envolvidas. “Já vínhamos operando o Sebrae Delas e, agora, unindo esforços com o governo, o leque de oportunidades para as mulheres empreendedoras será ainda maior”, enfatiza. Ele reforça que as mulheres serão amparadas nas suas principais necessidades ao empreender. “Irá oferecer os primeiros passos de uma jornada empreendedora, com conhecimento, informações sobre organização financeira e crédito”. 

Melles destacou ainda que a iniciativa apresentará os resultados para a economia do país, já que milhares de mulheres que empreendem poderão sair da informalidade. “É uma mobilização pelo empreendedorismo feminino. Quem já atua poderá se tornar Microempreenededora Individual (MEI), quem quiser abrir um negócio vai saber o que precisa e como fazer, aquela que tiver dívidas ou pendências poderá negociar e as interessadas em crédito poderão solicitar. São diversas soluções feitas exatamente para amparar e fortalecer as mulheres empreendedoras”, garante.

Confira o calendário da Caravana para este mês de maio:

21/5 Campo Grande – das 8h às 17h, na sede da Associação de Moradores do Bairro Coophavila II, no cruzamento das Avenidas Marinha e Gunter Hans.
26/5 Amapá (AP)
27/5 Palmas (TO)
30/5 Salvador (BA)

Comentários