Chuvas podem chegar a 50 mm e ventos a 60 km/h; cuidado redobrado em áreas vulneráveis
O domingo (25) começou ensolarado em Campo Grande, mas o tempo firme deu lugar à chuva no fim da tarde, trazendo mudanças significativas para diferentes regiões da Capital. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas que seguem ao longo desta segunda-feira (26).
O aviso do órgão indica precipitação entre 20 e 30 mm por hora, podendo alcançar 50 mm ao longo do dia, acompanhada de ventos entre 40 e 60 km/h. Apesar do baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos e descargas elétricas, a população deve redobrar a atenção, principalmente em áreas mais vulneráveis.
O Inmet recomenda cautela em caso de rajadas de vento: evitar se abrigar sob árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. As pancadas registradas no domingo devem ser sucedidas por um período de sol intercalado com aumento de nebulosidade, com possibilidade de novas chuvas em Mato Grosso do Sul nos próximos dias.
Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a instabilidade é favorecida pelo avanço de uma frente fria oceânica, combinado com aquecimento diurno, disponibilidade de umidade e uma área de baixa pressão atmosférica, que contribuem para tempestades com raios e ventos intensos.
As temperaturas no estado devem variar conforme a região:
- Sul e Conesul (Ponta Porã e Iguatemi) e Grande Dourados: mínimas entre 19°C e 24°C, máximas entre 31°C e 37°C.
- Pantaneira e Sudoeste (Corumbá, Aquidauana e Porto Murtinho): mínimas de 25°C a 27°C, máximas de 33°C a 39°C.
- Bolsão, Norte e Leste (Paranaíba, Três Lagoas, Coxim e Anaurilândia): mínimas entre 21°C e 24°C, máximas entre 33°C e 37°C.
- Campo Grande: mínimas de 23°C a 25°C e máximas de 34°C a 36°C.
O Cemtec reforça que a combinação de chuva intensa, ventos e descargas elétricas exige atenção redobrada da população, sobretudo em áreas sujeitas a alagamentos e quedas de galhos.




















