28.8 C
Campo Grande
sábado, 24 de maio, 2025
spot_img

Campo Grande se une na “Carreata Maio Laranja” contra o abuso infantil

Em alusão ao Maio Laranja, mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, acontece neste domingo (25) a “Carreata Maio Laranja”, em Campo Grande. A concentração está marcada para as 15h, na Praça do Rádio Clube, na Rua Pedro Celestino, no centro da cidade.

A mobilização é resultado de uma parceria entre os vereadores Maicon Nogueira, Leinha, Wilson Lands e André Salineiro, que buscam fortalecer as ações de conscientização e prevenção contra crimes que atentam contra a integridade de crianças e adolescentes.

Projeto de lei propõe Caminhada Laranja anual

Na semana passada, o vereador Maicon Nogueira apresentou um projeto de lei que propõe a inclusão da “Caminhada Laranja” no calendário oficial de eventos de Campo Grande. A caminhada deverá ser realizada anualmente no mês de maio, com o objetivo de ampliar o debate sobre a proteção da infância e adolescência.

“É imprescindível que o poder público promova ações concretas no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A Caminhada Laranja é uma forma de mobilizar a sociedade e chamar atenção para esse tema tão sensível e urgente”, destacou o parlamentar.

Dados alarmantes em Mato Grosso do Sul

A urgência do tema é reforçada pelos dados mais recentes do Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes (2021-2023), elaborado pelo Unicef em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O levantamento revela que, em 2023, foram registrados 2.215 casos de estupro de crianças e adolescentes (de 0 a 19 anos) em Mato Grosso do Sul, o que representa uma taxa de 275,1 casos por 100 mil habitantes — a mais alta do país, bem acima da média nacional, que é de 116,4.

Além disso, os dados mostram que nos dois anos anteriores, o estado também ocupou o topo do ranking nacional, evidenciando um cenário grave e persistente.

O significado do Maio Laranja

O Maio Laranja foi instituído por meio de lei municipal e busca lembrar que crianças e adolescentes são, muitas vezes, usados para satisfazer desejos de outros, assim como o conceito da cor laranja simboliza — alguém sendo usado em benefício de outra pessoa.

A carreata e outras ações do mês têm como missão reforçar a importância da denúncia, da prevenção e da proteção dos direitos da infância. Casos de suspeita ou confirmação de violência contra crianças e adolescentes podem ser denunciados de forma anônima pelo Disque 100.

Fale com a Redação