29.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Centro de Prevenção em Saúde completa 7 anos solidificando o modelo preventivo

O plano de saúde criou a estrutura com olhar na medicina preventiva e foco na prevenção

18/03/2019 14h29
Por: Assessoria de Imprensa

No próximo dia 19 de março, o Centro de Prevenção em Saúde “Cássio Pereira do Nascimento” completa sete anos de existência influenciando uma nova cultura de saúde entre os beneficiários da Caixa dos Servidores. O Centro foi criado em 2012, com o objetivo de incentivar o costume da saúde preventiva e da medicina humanizada. A estrutura foi cuidadosamente projetada para proporcionar um ambiente aconchegante e acolhedor, que estimule o hábito de cuidar da saúde como um todo e oferecer mais qualidade de vida aos usuários da Cassems e dos seus familiares.

O Centro oferece um ambiente que estimula o hábito da prática esportiva e do cuidado com a saúde, com foco na prevenção. O local conta com salas de fisioterapia, piscina climatizada para a prática de hidroginástica, academia de musculação, estúdio de pilates e uma cozinha experimental que oferece cursos com receitas saudáveis. A professora aposentada Carmen Lucia Teixeira realiza todas as atividades oferecidas pela Unidade e nota a mudança positiva em seu organismo desde então.

“Desde que eu comecei a fazer essas atividades físicas, a minha endocrinologista ficou maravilhada, porque eu fui para a nutricionista, faço pilates e hidroginástica. Emagreci 10 kilos, acabou o colesterol, a pressão regularizou, eu acho esse trabalho fantástico”.

Desde a sua criação, o Centro de Prevenção só tem aumentado a sua demanda de atendimento e isso demonstra que a escolha da Cassems em optar pela medicina preventiva foi acertada. Hoje, essa assertividade é mostrada em números de frequência do espaço. Na academia de musculação, são 310 beneficiários inscritos, distribuídos em 26 turmas. A hidroginástica conta com 338 frequentadores em 22 turmas, além de 35 gestantes participantes do programa de prevenção Casal Grávido.

Saúde Física

O coordenador de Educação Física do Centro, Nakal Fortunato, acompanhou vários pacientes que tinham dificuldades com exercício físico e superaram com o acompanhamento realizado na Cassems. Para ele, o sentimento é de gratidão. “Durante esses anos, tive o prazer de participar da evolução do Centro de Prevenção, foram anos gratificantes, cheios de evolução dos alunos, vimos os alunos se desenvolvendo dentro do exercício, da modalidade que ele pratica”.

Outra atividade desenvolvida pelos profissionais do Centro de Prevenção é a ginástica laboral para os colaboradores da Cassems. Durante o expediente, os funcionários podem participar de uma sessão de aeróbica com instrumentos para proporcionar um momento de recreação e estímulos físicos para o corpo. O estagiário em Educação Física, Urielton Freitas, explica que a rotina de exercícios é um incentivo para quem não costuma praticar.

“A ginástica laboral é diferente pois as pessoas não vão procurar o exercício, nós tentamos levar o exercício para elas. Então, elas estão em horário de trabalho e para quem não faz atividade física por não ter tempo, aquele é o momento. Isso é um combate aos males por movimentos repetitivos, algumas pessoas podem ficar oito horas sentadas na posição errada e isso acarreta patologias imperceptíveis”.

A educadora física Mikele Nunes reitera a relevância de medidas em prevenção para grupos vulneráveis como idosos e gestantes. “A Cassems está aí para isso, ajudar os colaboradores não só quando patologias se desenvolvem, mas antes disso. Então, vamos prevenir para não acarretar outras doenças. Também, porque com a idade o metabolismo diminui e o sedentarismo chega”.

Nutrição

Além das ações de combate ao sedentarismo e cuidado contra as patologias acarretadas pela ausência de atividade física, a Cassems também fomenta o acompanhamento nutricional e as boas práticas em alimentação no cotidiano dos seus beneficiários. Por isso, o Centro de Prevenção realiza mensalmente o programa “Cozinha Experimental” com aulas de culinária saudável em Campo Grande e Dourados. O curso oferece orientações para os beneficiários sobre maneiras acessíveis de trazer o consumo natural para a mesa sem perder o sabor e a tradicionalidade das memórias afetivas trazidas pela comida. Também, tira dúvidas e mostra alternativas diferenciadas que agradam o paladar.

Para Eliana Nogueira Aguiar Dias, nutricionista e coordenadora do Programa de Nutrição Preventiva da Cassems (Pronutri), os atendimentos em nutrição e educação física acontecem no mesmo local justamente para estabelecer a importância dessas práticas aliadas no sentido de promover o bem estar. “O cuidado com a alimentação melhora a qualidade de vida e como os atendimentos acontecem no mesmo local onde realizam atividade física, a adesão ao tratamento é certa”.

Ainda, a nutricionista explica que a alimentação para a terceira idade exige mais cuidados. “Nessa época da vida o corpo passa a ter maior dificuldade na absorção de nutrientes importantes. O cuidado nutricional aliado à atividade física têm benefícios como prevenção de doenças, melhora da força muscular, o aumento da autoestima e a diminuição do isolamento social”.

Campanha de Vacinação Anti-gripe

Outra ação importante realizada no Centro de Prevenção é aplicação das doses da Campanha de Vacinação Antigripe. Na campanha de 2018, foram vacinados 2.216 beneficiários e a expectativa para este ano é que mais 3 mil doses sejam aplicadas.

A Caixa dos Servidores realiza a campanha de vacinação há sete anos, com o objetivo de reduzir as internações dos servidores públicos e de seus familiares decorrentes das infecções causadas pelo vírus influenza. O Sistema Único de Saúde (SUS) distribui a vacina apenas para crianças menores de dois anos, gestantes e idosos acima de 60 anos, considerados grupos de risco. Dessa forma, uma grande parcela da população fica vulnerável ao vírus e suas consequências no período de inverno.

Saúde Mental

Além dos benefícios em melhora da condição física e funcionamento do organismo, as boas práticas em prevenção também contribuem para a saúde mental dos beneficiários. A policial civil aposentada Valdeci Batista Dias realiza aulas de pilates semanalmente no Centro de Prevenção e salienta a sua satisfação com a modalidade. “Por recomendações médicas, fui procurar o Centro de Prevenção da Cassems, pois estava com problemas de circulação e varizes internas”. A beneficiária explica que fez uma cirurgia recente com o plano de saúde e a prática contribui com os cuidados pré e pós-cirúrgico.

“Encontrei uma turma animada, capacitada, funcionários atenciosos mesmo sendo muito cedo, pois o meu horário é das 6h às 6h50 da manhã. As salas são bem equipadas e os profissionais são fisioterapeutas. Então, percebe-se o respeito com o servidor”.

De acordo com Valdeci, os benefícios ultrapassam a melhora a nível físico, pois a saúde mental também ganha. “Para o humor, é excelente. O convívio com pessoas da mesma idade é bacana, a turma faz bagunça, voltamos ao tempo de escola quando fazíamos educação física”.

A beneficiária Carmen Lúcia conta que fez grupos de conversa com os seus colegas de atividades no Centro de Prevenção e esse é um incentivo para seguir cuidando da saúde. “As pessoas que fazem aulas comigo são excelentes, trocamos informações de como levar uma vida mais saudável todos os dias”.

A psicóloga Evelyn Gaspar confirma o benefício da socialização trazido pela prática de atividades físicas. “Essas aulas contribuem para que os idosos aprendam a lidar com as suas emoções, são momentos que oportunizam a pessoa sair da sua casa, ir para um lugar diferente, conhecer outros colegas e estabelecer relacionamentos que fazem muito bem para os aspectos psicológicos. É uma forma dela ter vivências diferentes. A maior queixa dos idosos é não ter com quem conversar ou alguém que tenha tempo para eles, com isso, ficam ociosos e não estimulam a cognição”.

Conforme a psicóloga da Cassems, a prática do exercício físico é recomendada no tratamento de psicopatologias como a depressão e a ansiedade. “As atividades trabalham, a nível neuroquímico uma melhora do quadro porque auxilia na produção de neurotransmissores que colaboram com a melhora desse quadro. Diminui o risco de abuso de substâncias, porque a pessoa tem uma prática regular, se volta para o cuidado físico e emocional com consciência de outros hábitos que fazem mal para ela. Também está ligado à uma diminuição do risco de doenças neurológicos, risco de Alzheimer, entre outros males”.

Serviço

O Centro de Prevenção localiza-se na rua Abrão Júlio Rahe, 97 – Centro, funciona das 6h às 21h para atendimento ao público e atende pelo contato 3382-8584.

Divulgação

Divulgação

Fale com a Redação