Quarentena

Especialista fala da importância de exercícios para quem está de home office

Ginástica laboral aplicada no trabalho pode ser feita em casa.

 

25/03/2020 17h45
Por: Redação

 
Foto Ilustrativa Foto Ilustrativa

A ginástica laboral traz muitos benefícios para quem pratica. Não é à toa que muitas empresas já aderiram a essa prática. Os exercícios, quando aplicados por profissionais habilitados, contribuem com a melhora da postura, alívio do estresse e da tensão muscular, na prevenção de lesões por esforço ou repetição e doenças traumáticas, além de deixar os colaboradores mais dispostos para enfrentar os desafios que a rotina de trabalho exige.

Mas, em tempo de coronavírus, muitas pessoas estão fazendo home office, que no português significa "escritório em casa", ou seja, estão cumprindo suas tarefas da própria casa.

Isso não significa que a laboral deve ser deixada de lado. Muito pelo contrário, os exercícios devem ser mantidos, mesmo porque nem sempre temos as condições estruturais ideais para trabalhar em casa.

De acordo com a fisioterapeuta do trabalho da Unimed Campo Grande, Denise de Lima dos Reis, a falta de um alongamento ou uma atividade física durante esse período de home office pode acarretar em vários problemas. "A não realização do alongamento pode causar dor muscular, principalmente nas regiões de ombros e coluna lombar, pode aumentar também o estresse, a fadiga e a diminuição da produtividade", pontua.

Denise reforça que não há restrição quanto à prática dos exercícios. "Qualquer pessoa pode praticar a ginástica laboral, porém, os exercícios devem ser orientados por um profissional de Fisioterapia ou Educação Física para que não haja problema".

O ideal, segundo a profissional, é que a laboral seja realizada diariamente, mas também pode ser feita de acordo com a disponibilidade de cada empresa, de 2 a 3 x por semana, com duração de 10 a 15 min.

Para auxiliar os colaboradores da Unimed Campo Grande que, assim como muitos trabalhadores estão cumprindo seus deveres de casa para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus, a equipe da ginástica laboral da cooperativa está enviando uma séria de vídeos com exercícios, todos gravados por profissionais habilitados. Assim, quando essa crise passar, todos poderão voltar à rotina normal, sem estar com a saúde comprometida.

Comunicação Unimed Campo Grande.

Envie seu Comentário