29.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

No laboratório de Ciências, alunos da Escola do Sesi de Três Lagoas desenvolvem filtro de água caseiro

Sub-titulo da matéria

05/10/2018 14h45
Por: Fiems

Estudando o sistema de tratamento de água brasileiro, alunos do 6º ano da Escola do Sesi de Três Lagoas participaram de uma atividade para observar, na prática, como funciona o processo. Sob orientação da professora de Michele Pacheco, que leciona a disciplina de Ciência, a turma confeccionou um filtro de água caseiro à base de garrafa pet.

Os alunos levaram para a escola os materiais necessários – garrafa pet transparente, algodão, areia grossa, pedrinhas, carvão em pó e água suja. No laboratório da instituição de ensino, a prática foi feita em grupo de até três alunos, com o acompanhamento passo a passo da professora. Então, foi simulado o experimento, uma etapa das unidades de tratamento de água: a filtração, montando o filtro e depois utilizando água suja para ser filtrada.

“Além disso, os alunos notaram que mesmo a água saindo praticamente transparente após o processo, ela não poderia ser consumida devido à falta de tratamento com cloro e flúor. Por fim, responderam às perguntas da apostila para fixar os conhecimentos adquiridos”, explica a professora.

A diretora da Escola do Sesi de Três Lagoas, Zuleica Alves Guimarães, fala sobre a importância das aulas práticas no processo de aprendizagem. “Proporcionar experiências práticas nas aulas é uma importante forma de facilitar a compreensão de conteúdos trabalhados nas aulas, por isso, atividades como esta realizada pela professora Michele são bastante estimuladas pela equipe pedagógica da escola”, afirma.

“É sempre interessante utilizarmos ferramentas variadas para o aluno se apropriar do conhecimento. Sabemos que há pessoas visuais, auditivas e cenestésicas, por isso a importância de uma aula prática. Algo simples se torna valoroso”, completa a professora.

Para os alunos, a aula diferente no laboratório foi estimulante. “Foi bem legal uma experiência nova, todos nós adoramos”, avalia Yasmin Gabrielle Pereira Cavalcante, do 6º A, sobre a atividade. “Na aula de hoje nós fizemos um filtro que deixa a água limpa. Foi bem legal pois mexemos com pedra, areia, carvão, água suja e algodão. Pelo que vi a turma se divertiu muito, todos participaram da aula e a professora nos orientou muito sobre o que fazem e também gostou dos trabalhos”, acrescenta Taís Izabeli Souza Veronezi, também do 6º A.

“Eu amei a aula, foi muito legal ver esse processo de filtração da água, quase ficou transparente! Foi bem fantástico algo que estudamos na teoria fazer na prática”, emenda Gabriela Santos Tucunduva, do 6º A. “Na nossa aula prática, aprendemos como fazer um filtro caseiro utilizando materiais bem simples, coisas que temos em casa. Durante a atividade percebi que mesmo sem cheiro e incolor a água tem partículas de sujeira e que o cloro é essencial na limpeza da água”, finaliza Maitê Louise Falbo Oliveira, do 6º B.

Sesi

Fale com a Redação