SAÚDE

ProntoMed tem apoio de militares para descontaminação preventiva ao Covid-19

O grupamento da Marinha do Brasil com apoio do Exército Brasileiro realizou a descontaminação biológica de pisos, móveis, estações de trabalho e demais áreas de atendimento aos pacientes

 

23/04/2020 09h26
Por: Ascom

 
Divulgação Divulgação

Na noite dessa quarta-feira (22), o entorno do Prontomed foi isolado e os acessos aos locais interditados por pouco mais 2h para que o Grupamento Operativo de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, do Comando do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil, com apoio do Exército Brasileiro, realizasse o trabalho de descontaminação do setor conhecido como Gripário, para onde são encaminhados os pacientes com sintomas respiratórios que buscam atendimento privado, de planos conveniados e Santa Casa Saúde.

A iniciativa, que ocorreu de forma preventiva à COVID-19, seguiu protocolos internacionais de segurança e reuniu 32 militares com treinamento especializado nesse tipo de ação. Para o trabalho de descontaminação biológica de pisos, móveis, estações de trabalho e demais áreas de atendimento aos pacientes, foram utilizados produtos à base de hipoclorito de sódio, álcool 70% e álcool isopropílico. Ao final, houve descontaminação técnica dos militares e materiais empregados na ação.

O capitão de corveta do 6º Distrito Naval de Ladário, fuzileiro Renato Silva, destacou as rigorosas medidas de enfrentamento à COVID-19 que vêm sendo adotadas pelos profissionais da Santa Casa como fundamentais para que se prolongue a ação de descontaminação do ambiente. "Encontramos um cenário que colabora com o nosso trabalho aqui. Então, eu acredito que a nossa ação vai ser bastante efetiva, desde que seja mantido todo esse procedimento que já está sendo realizado pela Santa Casa".

O médico coordenador do Prontomed, Dr. Amauri Viana, agradeceu a ajuda e a união de esforços entre Exército e Marinha neste momento de enfrentamento ao novo coronavírus. "Sabemos da importância desse tipo de ação e esse apoio traz, com toda a certeza, mais segurança à população e aos profissionais da saúde", enfatizou.

O Prontomed, assim como os outros setores de internação da Santa Casa não registraram a presença do novo coronavírus. Até este momento, todos os pacientes que tiveram amostras coletadas para o exame que detecta o SARS-CoV-2 apresentaram resultado negativo.

Nas últimas semanas, o hospital, por ser referência no tratamento de diversas doenças, tem recebido pacientes graves, não contaminados pelo novo coronavírus, encaminhados pelo setor de regulação da SESAU (Secretaria Municipal de Saúde Pública) para desafogar outros hospitais que estão no enfrentamento à COVID-19.

Envie seu Comentário