23.8 C
Campo Grande
terça-feira, 16 de abril, 2024
spot_img

Capital abre cadastro da vacina para 30 anos

A prefeitura de Campo Grande esta se adiantando para se planejar no atendimento aos mais jovens e assim, já nesta quarta-feira (4) abriu pré-cadastro para vacinação contra a Covid-19 a pessoas de 30 a 40 anos. O cadastro não é para vacinação imediata, mas um levantamento para ração futura com publico da faixa etária que tenham ou não algum tipo de comorbidade médica.

A Sesau (Secretaria municipal de Saúde), alerta e deixa claro no local do registro, que ainda não há quantia de vacina para todos. “É importante ressaltar que ainda não há previsão exata de quando esse grupo poderá ser imunizado, mas esse processo serve como forma da prefeitura fazer levantamento inicial e agilizar a vacinação”, explicou o secretario municipal de Saúde de Campo Grande, José Mauro Filho.

O cidadão que está ansioso para ser imunizado, tem que procurar estar atento, para não perder a viagem em postos e ficar bravo com o sistema municipal. Porque, apesar desta liberação hoje, baixando a idade para 30 anos, a Sesau, ainda está por grupo de idade, no patamar dos 55 a 57 anos. O que vemos com idade baixas, como até 18 anos, é de públicos especificos ou prioritários, como gestantes, profissionais da Saúde e pessoas com alguma comorbidades (problema de saúde).

Desde o início da campanha, em janeiro, vários grupos têm sido relacionados na plataforma de identificação elaborada pela Sesau. Apesar disso, o imunizante fica disponível apenas para os que aparecem no calendário divulgado diariamente.”Em publicação divulgada pela própria Sesau, estão especificados os grupos a serem vacinados hoje. Mas atenção! Mesmo que, em dado momento, outros grupos tenham sido relacionados, vale apenas o que está divulgado em calendário mais recente. Portanto, chegada a sua vez de se vacinar, procure a unidade mais próxima e não deixe passar o prazo”, alerta o secretário.

Liberação próxima

No domingo (2), a prefeitura havia liberado esse cadastro prévio a pessoas com 40 anos ou mais e a partir desta hoje (5), essa faixa etária – apenas os com comorbidade – foram incluídos e já podem se vacinar nos pontos de imunização espalhados pela cidade.

Para realizar o pré-cadastro, é necessário clicar neste link e seguir as orientações. Entre as comorbidades especificadas, de acordo com diretrizes do Ministério da Saúde, estão:

Arritmias cardíacas
Cardiopatia hipertensiva
Cardiopatias congênita no adulto
Cirrose hepática
Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
Diabetes mellitus
Doença cerebrovascular
Doença renal crônica
Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
Hemoglobinopatias graves
Hipertensão arterial estágio 3
Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade
Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
Imunossuprimidos
Insuficiência cardíaca (IC)
Miocardiopatias e Pericardiopatias
Obesidade mórbida
Pneumopatias crônicas graves
Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
Síndrome de down
Síndromecoronariana
Valvopatias


Fale com a Redação