25.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 13 de novembro, 2025
spot_img

Capital contabiliza prejuízos com o temporal e equipes já estão nas ruas fazendo a limpeza

Os campo-grandenses amanheceram limpando suas casas e contabilizando os prejuízos deixados pelo forte temporal que ocorreu entre a noite de ontem (13) e a madrugada dessa quinta-feira (13). Diversos bairros foram alagados, árvores caíram e até mesmo fios de energia foram rompidos, deixando algumas casas no escuro.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estimou em mais de 90 milímetros o acumulado da chuva nas últimas 24 horas na Capital, com rajadas de vento chegando aos 51 km/h. Desde ontem, a cidade está em alerta laranja, de Perigo, para a ocorrência de temporal até o sábado (15).

Entre os estragos, estão rachaduras na Avenida Ernesto Geisel, e entulho na rotatória da Avenida Rachid Neder, no bairro São Francisco. No bairro Chácara Cacheoeira, uma árvore de grande porte caiu sobre o portão de uma casa, rompendo também os fios de energia.

Situação semelhante aconteceu na Escola Municipal Professor Luís Antônio de Sá Carvalho, na Rua Goiás, no bairro Vila Célia, onde um poste e a árvore ficaram pendurados nos fios de energia. Por conta da situação, os alunos foram dispensados das aulas hoje.

Equipes da Defesa Civil, da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) e da Guarda Civil Metropolitana estão atuando nos locais. A prefeita Adriane Lopes (PP) comentou sobre a situação durante uma agenda pública nessa manhã. Aos jornalistas, adiantou que passará pelos pontos mais afetados.

“À noite não dá para fazer muita coisa, mas tudo o que podia ser feito ontem à noite foi feito. Hoje, desde as seis da manhã, estamos acompanhando as equipes da Defesa Civil e vai ser um dia de muito trabalho”, disse. O balanço dos estragos deve ser divulgado até o final do dia pela Defesa Civil.

Ruas se transformaram em rios

Pelas redes sociais, moradores compartilharam a situação em que as vias ficaram durante a chuva. Na Rua Castorina Rodrigues da Luz, no bairro Jardim Macaúbas, o asfalto novo foi encoberto pela enxurrada. A região foi pavimentada há pouco tempo, porém, não implantaram rede de drenagem, como bocas de lobo.

Fale com a Redação