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sábado, 20 de abril, 2024
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Capital é finalista em concurso nacional de boas práticas de ouvidorias

Campo Grande está entre as finalistas do IV Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias. Foram inscritas mais de 70 práticas desenvolvidas pelas ouvidorias públicas de todo o País. Entre elas, três de autoria da Prefeitura Municipal de Campo Grande, representada pela Controladoria-Geral do Município (CGM).

O controlador-geral do Município, Luiz Afonso de Freitas Gonçalves, destaca que as práticas inscritas no concurso demonstram como a administração pública está empenhada em oferecer um serviço eficiente e ágil ao cidadão.

“O serviço deve atender as reais necessidades do usuário, garantindo, sempre que possível, que suas expectativas sejam supridas. A devolutiva de pedidos ou até mesmo de reclamações estabelece um vínculo de confiança com a instituição pública” destaca o controlador.

Capital é finalista em concurso nacional de boas práticas de ouvidorias

Responsável pelo projeto “Portal de Transparência COVID-19”, inscrito na categoria A – Fomento à participação e ao controle social em tempos de pandemia, o coordenador-geral da transparência, Arley Sandim ressaltou que o projeto foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar maior transparência ao cidadão, tornando público todas as medidas adotadas pelo Município no enfrentamento a Pandemia de COVID-19.

“Vivenciamos um ano atípico e diante de um cenário grave. Foi necessário criar uma plataforma que compilasse os dados e ações desenvolvidas pela Prefeitura no combate ao novo coronavírus. O Portal trata exclusivamente sobre o tema, detalhando as informações e as tornando acessível à toda população”, ressalta o coordenador-geral.

Já as ações de autoria da Ouvidoria-Geral do Município, que concorrem ao prêmio de boas práticas, são: categorias B – Desenvolvimento de capacidade institucional, com o projeto “Integração entre a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Campo Grande-MS, para atendimento das Indicações das necessidades de Obras e Serviço à população” e na categoria C – Melhoria da gestão e das entregas aos usuários de serviços públicos, está inscrita a “Plataforma Fala Campo Grande/ 156”.

Para o ouvidor-geral do Município, Marcos Haroitto, os canais de comunicação disponibilizados pela Prefeitura estreitam laços e contribuem na melhoria dos serviços prestados.

Capital é finalista em concurso nacional de boas práticas de ouvidorias

“A integração com a Câmara Municipal torna o serviço muito mais transparente e ágil, já que as solicitações que antes eram encaminhadas via “papel”, se tornaram 100% digitais”, acrescenta o ouvidor.

Ele destaca ainda que o segundo projeto inscrito, a Plataforma Fala Campo Grande vem sendo muito utilizada por toda a população, se consolidando como um dos canais favoritos do campo-grandense na hora de registar seus pedidos junto à Prefeitura.

“Em quatro anos, a ferramenta registrou mais de 180 mil ordens de serviços, sendo que desse total 82% foram respondidas”, conclui Haroitto.

Já o diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (AGETEC), Paulo Cardoso, responsável pelo desenvolvimento das ferramentas, destaca que esse reconhecimento é consequência de um planejamento em tecnologia definido no começo da gestão, em 2017.

Capital é finalista em concurso nacional de boas práticas de ouvidorias

“Conseguimos entregar em tempo recorde um portal de transparência exclusivo sobre os gastos com a covid-19, assim como implementar novos serviços digitais na plataforma Fala Campo Grande, oferecendo ao cidadão as mesmas ou até mais condições de interagir com o poder público sem deixar de observar as regras sanitárias impostas pela pandemia”, conclui o diretor-presidente.

A divulgação do resultado final está prevista para ocorrer no dia 16 de março.

Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias

O concurso é de responsabilidade da Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Rede de Ouvidorias, e tem o objetivo de estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas pelas ouvidorias públicas em todo o país.

As práticas inscritas são avaliadas por meio de critérios como criatividade e inovação, custo-benefício, efetividade, além de simplicidade e facilidade de replicação.

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