Quem precisa atualizar a caderneta de vacinação já pode procurar pelos postos de saúde de Campo Grande. Nessa segunda-feira (03), tem início a chamada Estratégia de Multivacinação 2026, popularmente conhecida como Campanha de Multivacinação, que tem o foco principal nas crianças e adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a ação é uma mobilização nacional, coordenada pelo Ministério da Saúde, e segue até o dia 1º de setembro. Durante esse período, todas as salas de vacinação das Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão preparadas para avaliar a situação vacinal e aplicar as doses em atraso, seguindo o Calendário Nacional de Vacinação.
O objetivo é ampliar as coberturas, evitar o retorno de doenças que já estavam controladas e reforçar a proteção de toda a população. Além do público prioritário, pessoas de qualquer idade também podem aproveitar a campanha para colocar a imunização em dia. Para o atendimento, é recomendado levar documento com foto, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e a caderneta de vacinação.
A chefe do Serviço de Imunização da Sesau, Ananda de Melo, destaca que nem sempre os pais e responsáveis percebem que há alguma dose em atraso. “Durante a campanha, nossas equipes verificam a situação e fazem a atualização, garantindo mais proteção para crianças, adolescentes e toda a comunidade”, explica.
A Sesau reforça que a vacinação é reconhecida como uma das formas mais eficazes de prevenir doenças graves, internações e até mesmo mortes. Por isso, é sempre bom manter a caderneta em dia, pois beneficia não só o indivíduo, mas fortalece a proteção coletiva ao reduzir a circulação de vírus e bactérias.











