19.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de julho, 2024
spot_img

Capital tem Papanicolau sobrando em exame à prevenir câncer do colo útero

De janeiro até maio deste ano Campo Grande não conseguiu bater a meta de realizar 45 mil exames de Papanicolau em 5 meses nas unidades de saúde da Capital. O exame preventivo é indicado para mulheres de 25 a 64 anos, e tem como objetivo detectar alterações nas células do colo do útero. O método é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico do câncer do colo do útero antes que a mulher tenha sintomas.

A gerente técnica da saúde da mulher da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Esthefani Uchôa, alerta sobre o número de vagas em aberto. “Todos os meses a gente disponibiliza 9 mil exames, mas nós só conseguimos realizar 33% “, contabiliza.

No total foram feitos 13.343 exames, e na maioria das vezes a procura foi inferior a 3 mil pacientes, com exceção do mês de abril que registrou 3.006 procedimentos do tipo.

Esthefani explica ainda que a paciente tem que tomar alguns cuidados antes da realização do exame. “Não ter relação sexual dois dias antes do exame, não usar duchas ou medicamentos vaginais e não estar menstruada”, pontua. Mulheres grávidas podem se submeter ao papanicolau sem prejuízo à saúde do bebê.

Câncer do colo do útero

Depois do melanoma (câncer de pele), o câncer do colo do útero é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. O instituto nacional do câncer, Inca, estima 17 mil novos casos por ano da doença no país.

Como é feito o exame

– Para a coleta do material é introduzido um espéculo (chamado de bico de pato);

– O médico observa o colo do útero e o interior da vagina;

– O profissional provoca uma pequena escamação no colo do útero;

– As células colhidas são colocadas numa lâmina que vai para a análise do laboratório.

Onde fazer o exame

O exame é de graça e está disponível em todas as 74 unidades de saúde da Capital. O agendamento é on-line e muito fácil de fazer, basta acessar o site agende seu preventivo (https://agendeseupreventivo.campogrande.ms.gov.br)  preencher o CPF, concordar com os termos do agendamento, e em seguida escolher a unidade de saúde, a data e o horário.

Fale com a Redação