(Foto: PMCG)

A partir desta quinta-feira (19), a vacinação contra a Covid-19 e a Influenza em Campo Grande passa a contar com um importante reforço. Durante as próximas semanas, um ônibus da Cruz Vermelha Brasileira (CVB) com equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) irá percorrer os bairros de maior vulnerabilidade em busca daqueles que ainda não se vacinaram ou precisam colocar a dose em dia. O ônibus deve permanecer em Campo Grande de 20 de janeiro a 05 de março, em trajeto pelas seis regiões urbanas da Capital. O primeiro bairro a ser atendido será o Paulo Coelho Machado, na região Anhanduizinho.

A unidade móvel, que tem capacidade para atender 400 pessoas por dia, já percorreu diversas cidades do Brasil e foi adaptada em torno dos imunizantes, contando com três salas de vacinação, refrigeração, pias, álcool em gel 70% e cortinas hospitalares.  O veículo foi cedido pela Mercedes-Benz Brasil e transformado com financiamento da Câmara Brasil-Alemanha de Comércio e Banco Alemão.

Para o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a iniciativa irá contribuir para reforçar a vacinação no Município e ampliar o acesso da população. “É uma parceria importante, que certamente irá contribuir para ampliar ainda mais a nossa cobertura vacinal e facilitar o acesso da população à vacina, assim como acontece já com as nossas ações itinerantes. O resultado com certeza será positivo”, comenta. Atualmente, Campo Grande conta com mais de 40 pontos de vacinação espalhados pelas sete regiões urbanas e distritos do Município.

“O ônibus chega num momento delicado com a nova onda de covid-19 e influenza H3N2. Desde o primeiro momento a CVB se colocou a disposição das autoridades para orientar a população e ajudar da melhor forma possível, pois somos uma força auxiliar do poder público, especialmente no que tange os serviços de saúde. Nossa instituição é formada por voluntários que apoiam em todo Brasil os esforços coletivos de enfrentamento à pandemia. Então trabalharemos para que as pessoas que nos procurarem sintam-se acolhidas e satisfeitas com atendimento que vamos prestar, pois somente com a maior parte da população toda imunizada, tendo recebido o ciclo vacinal completo, é que poderemos sair deste estado de emergência”, destaca o  José Ramires, Gerente de Operações da Cruz Vermelha Brasileira de Mato Grosso do Sul (CVBMS).

Confira o itinerário abaixo

20 e 21 de janeiro
8h às 16h
Bairro Paulo Coelho Machado: Escola Ana Lúcia de Oliveira Batista – Rua Perciliano Barbosa Ferreira, 540 

22 a 23 de janeiro
8h às 16h
Bairro Cidade de Deus: Oficina Sr. Lindomar – Rua Luiz Antônio Dodero, 225 

24 a 25 de janeiro
8h às 16h
Bairro Los Angeles: Mercado São José – Rua Eng. Paulo Frontim, 422 

Atendimento

No local estarão sendo disponibilizadas todas as vacinas contra a Covid-19, exceto para as crianças de 05 a 11 anos, em decorrência das orientações quanto a imunização deste público. A vacina da Influenza está disponível para todas as pessoas acima de 6 meses. O atendimento será por ordem de chegada.

Documentos necessários

Para ter acesso ao serviço, é necessário apresentar documento com foto (RG ou CNH), bem como o comprovante de vacinação, para o caso da aplicação das doses de reforço.

Cronograma do Ônibus da Vacina (por região)

Anhanduizinho (20 a 25 de janeiro)
Bandeira  (26 a 31 de janeiro)
Imbirussu (01 a 06 de fevereiro)
Lagoa (07 a 12 de fevereiro)
Prosa (13 a 18 de fevereiro)
Segredo (19 a 24 de fevereiro).

Os locais serão divulgados periodicamente nos sites e redes sociais da Prefeitura de Campo Grande e Secretaria Municipal de Saúde.

Comentários