22.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Casal e dois filhos de MS são soterrados em carro após queda de encosta em MG

As tragédias de Brumadinho, Minas Gerais, chegaram a Mato Grosso do Sul, ceifando a vida de uma família toda de Sul-matogrissenses, entre um casal e seus dois filhos crianças. As quatro vitimas fatais morreram no último sábado (8) após um deslizamento da encosta da Serra da Moeda, no município mineiro, que já foi palco da tragédia na mina da Vale, em 2018, onde também soterrados morreram 250 mineiros. A professora Deisy Lúcia Cardoso Alexandrino Santos, 40 anos, o marido o advogado Henrique Alexandrino, 41, e os filhos, Vitor e Ana, de 6 e 3 anos, respectivamente, além de um familiar que conduzia o carro, identificado como Geovane Vieira Ferreira, 42 anos, são os cinco que sofreram o acidente fatal.

As mortes são confirmadas oficialmente pela autoridades de Segurança de Minas, e cada instituição a qual o casal pertencia, divulgaram notas (veja abaixo) com ratificação dos óbitos e lamentaram as perdas trágicas. Deisy, era professora da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), unidade de Aquidauana. Henrique Alexandrino, era secretário geral adjunto a OAB (Ordem dos Advogado do Brasil) Subseção de Aquidauana, de 2019 a 2021. Neste ano assumiria um novo mandato. Sua morte fez com que a Ordem da cidade decretasse luto oficial de três dias.

Segundo informações divulgadas, a família estava com parentes em Paula Cândido e no último sábado, saíram da cidade para pegar voo de volta a Mato Grosso do Sul no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Eles foram em um Toyota Corolla dirigido pelo primo de Henrique, Geovane. Contudo, no caminho, um bloqueio na BR-040, noticiado nacionalmente, causado pelo transbordo da barragem da Vallourec, fez a família pegar um desvio.

O advogado chegou a avisar ao pai sobre a mudança no trajeto, mas depois disso não entrou mais em contato. A família e contatos estavam desaparecidos há dois dias.

Soterramento

O veículo que a família estava foi soterrado após o deslizamento, devido às fortes chuvas que atingem Minas Gerais. Nesta segunda-feira (10), o carro em que estavam os três adultos e as duas crianças, Vitor Cardoso Alexandrino Santos e Ana Alexandrino Santos, de 6 e 3 anos, foi encontrado soterrado na região de Itabirito. Todos morreram presos no veículo.

Tem ocorrido transbordamentos de rios, alagamentos e inundações em várias regiões do estado, deixando inúmeros desabrigados e mortos. De acordo com informações da Agência Brasil, até a manhã desta segunda-feira (10), prefeituras de 145 das 853 cidades mineiras já tinham decretado situação de emergência. 

Trecho da nota da UEMS, na íntegra.

“A professora Deisy deixa seu legado na UEMS, embora tenha atuado por apenas quase seis anos, demonstrou ser uma profissional de altíssimo nível, e uma pessoa capaz de colaborar com o crescimento coletivo. A família que conhecemos do curso de Agronomia de Aquidauana lamenta estas perdas, e eleva aos familiares e amigos nosso profundo pesar”, homenageia o curso em que ela era docente.

A gerência da Unidade de Aquidauana também resgitra que todos se encontram consternados com a triste notícia desta tragédia terrível com a nossa professora Deisy e familiares. “A professora Deisy, apesar de sua história ser recente na UEMS, deixa um enorme legado marcado pela sua capacidade técnica e compromisso no exercício das suas atividades. O momento é de profunda tristeza para todos nós”, disse o prof. Dr. Elói Panachuki, gerente da UEMS.

NOTA OAB-MS Aquidauana

“Imensamente comovidos e ainda em choque pela tragédia que levou ao falecimento do querido colega, atuante na advocacia sul-mato-grossense, nós, da Diretoria da 3ª Subseção da OAB/MS-Aquidauna, comunicamos o falecimento do Dr. Henrique Alexandrino dos Santos. Dr. Henrique deixa enorme saudade para a Classe, amigos e toda família! Em nome da Classe dos Advogados, enviamos nossas condolências à família enlutada”.

NOTA OAB-MS

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), lamenta profundamente o falecimento do Secretário-Geral Adjunto da Subseção Aquidauana, Henrique Alexandrino Santos e sua família, em Minas Gerais. Nascido em Viçosa, Henrique tinha 41 anos de idade e 10 anos de advocacia. Sua família foi vítima de um acidente de carro no retorno das férias, em Belo Horizonte. 

O Presidente da OAB/MS Bitto Pereira lamentou o ocorrido. “Estamos todos comovidos com essa tragédia que ceifou a vida do Advogado e Secretário-Geral Adjunto da Subseção Aquidauana Henrique Alexandrino Santos, sua esposa, filhos e primo. Nossas sinceras condolências aos familiares neste momento de dor e que Deus possa confortar o coração de todos familiares”.

A OAB/MS se solidariza com os familiares e amigos neste momento de luto.

Fale com a Redação