29/05/2020 18h30
Da redação

Foi realizada, na tarde da última quarta-feira (27), a reunião ordinária do Conselho Fiscal da Caixa dos Servidores. Na ocasião, o conselho avaliou as contas referentes ao mês de janeiro e reconduziu os conselheiros Lucilio Nobre e Wilson Xavier aos cargos de presidente e secretário. A Cassems é um plano de autogestão e, nesse modelo no qual os beneficiários são clientes e donos do plano de saúde, a existência do Conselho Fiscal é de suma importância. Os membros do Conselho têm uma reunião ordinária e uma extraordinária, uma vez por mês, na sede da entidade para analisar diversos documentos.

O presidente do Conselho Fiscal da Cassems, Lucilio Nobre, explica que a principal função da equipe é fiscalizar as contas contábeis e financeiras da Caixa dos Servidores, a fim de manter a transparência e segurança nos investimentos do plano de saúde. “A Cassems é um órgão de autogestão, isso implica em ter conselhos fiscal e administrativo para validar o trabalho que é feito, além de gastos e custos arrecadados pela empresa. Fazemos, também, a avaliação das estruturas hospitalares e de atendimento da capital e do interior, em seus investimentos e reformas”.

De acordo com Lucilio, a equipe de trabalho organiza-se em reuniões mensais, onde avaliam as contas à pagar e investimentos feitos pela Cassems. Para essa organização, a figura do presidente e secretário do conselho são importantes. “Após a eleição realizada com os beneficiários, em que é eleita a chapa responsável pelo conselho administrativo e fiscal, os membros do conselho elegem o presidente e o secretário, que devem organizar as pautas e agendas do conselho, além de marcar as reuniões”.

Nobre aborda, também, os cuidados necessários com a pandemia do novo coronavírus, para que o segmento dos trabalhos do Conselho Fiscal sejam realizados de maneira segura e cautelosa.

“Estamos passando por uma pandemia, período em que necessitamos ser cuidadosos. Todas as orientações vem da Organização Mundial da Saúde (OMS), das secretarias de saúde, dos estados e municípios. Então, seguimos à risca essas recomendações, com a utilização de equipamentos de segurança individual e o distanciamento, para diminuir possíveis riscos de contaminação. Suspendemos o trabalho durante dois meses para contribuir na desaceleração do processo de transmissão do vírus. No entanto, o nosso trabalho deve ser analisado fisicamente. Então, estamos tomando todo o cuidado possível para manter as medidas de prevenção, ao mesmo tempo, não acumular demandas”.

O membro e secretário do Conselho Fiscal, Wilson Xavier Paiva, salienta que a eleição anual e as reuniões quinzenais são determinadas via estatuto, para que o conselho fiscalize as contas da Cassems com tranquilidade e seriedade. “Estatutariamente, a eleição de presidente e secretário do conselho fiscal é feita em maio. Esses dois membros atuam por um ano na função”.

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal da Caixa dos Servidores, que é composto de sete membros efetivos e cinco suplentes, com mandato de três anos, se reúne mensalmente mediante convocação do seu presidente. Dos 12 membros do conselho, 10 são escolhidos entre os associados titulares e cabe ao Governo do Estado indicar um membro efetivo e um suplente, sem a necessidade de eleição.

As ações que competem ao Conselho Fiscal são: fiscalizar os atos financeiros do Conselho de Administração; requisitar informações, livros, documentos; examinar os documentos financeiros, a escrituração e a contabilidade; verificar a situação das contas e aplicação das verbas; examinar a legalidade das despesas; aprovar, mensalmente, o balancete; deliberar conjuntamente com o Conselho de Administração acerca de alienação de imóveis e novos planos de investimentos; emitir parecer, anualmente, sobre o relatório e prestação de contas do Conselho de Administração e o Balanço Geral.

Saiba quem são os integrantes do Conselho Fiscal:

MembrosTitulares:Lucílio Souza Nobre – Presidente
Wilson Xavier Paiva – Secretário
Fabiano Reis de Oliveira
Geraldo Celestino de Carvalho
Priscila Lemos Wormsbecher
Ricardo Alexandre Correa Bueno
Aline Melo de Oliveira – representante do Governo

Membros Suplentes:Andre Luiz Garcia Santiago
Cláudio Mario Salvador Menezes de Souza
Valdir Aparecido Reynaldo
Wilds Ovando Pereira
Marcelo Tabone Neves – Representante do Governo

Divulgação

Comentários