Na tarde do último sábado (18), beneficiários adolescentes tiveram a oportunidade de se reunir para uma tarde de prática de meditação guiada e diálogos, com atenção para a sua saúde mental. A atividade faz parte do programa de prevenção “Pode Crê” da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), voltado para a saúde do adolescente.

O jovem beneficiário de 13 anos, Leonardo Madureira da Silva, que é atendido pelo programa de prevenção “Pode Crê”, salienta que o acompanhamento especializado lhe ajuda nos cuidados com a saúde. “Eu gosto das consultas na Clínica da Família, me sinto livre para falar sobre a minha saúde, fico contente. Essa roda de meditação nos ajuda a cuidar do psicológico”.  

Para a mãe de Leandro, a beneficiária da Cassems Crystina de Souza, atividades como essas são importantes para o adolescente. “Com esse programa de prevenção, acompanhamos toda a saúde dos nossos filhos. A fase da juventude não é fácil, são muitas mudanças, é interessante que o plano de saúde ofereça esse serviço diferenciado”.

Isis Neves, instrutora de meditação, orientou os jovens beneficiários durante a atividade e fala sobre a importância do cuidado com a saúde mental. “Temos que cuidar das nossas sementes para serem futuros adultos conscientes das suas emoções. A meditação e a respiração, que são trabalhados durante a meditação guiada, ajudam a acalmar a mente e isso gera muitos benefícios”.

De acordo com a coordenadora de Psicologia da Cassems, Claudia Szukala, práticas como a meditação guiada contribuem para a saúde mental dos jovens. “Nossos beneficiários adolescentes passaram mais de um ano dentro de casa, tiveram prejuízos nas suas relações sociais, então, acabaram por ficar em situação de vulnerabilidade. Agora, neste momento, queremos aos poucos retomar as atividades com biossegurança, trazendo coisas positivas para que eles possam reestabelecer essas relações sociais”.

Conforme explica o residente em Pediatria do Hospital Cassems de Campo Grande, Guilherme Carvalho, os adolescentes passam por uma fase de transição para a vida adulta. “A Caixa dos Servidores se mostra preocupada com os beneficiários que estão nessa fase da vida, trazendo para a saúde suplementar programas de prevenção voltados para este público”.

Fonte: Ascom Cassems

Comentários