32.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 15 de outubro, 2025
spot_img

Ceasa une sustentabilidade, educação e combate à fome em Campo Grande

A Ceasa-MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) desempenha papel fundamental em uma rede solidária que combina sustentabilidade, educação e apoio a famílias carentes em Campo Grande. Por meio do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), gerido pela Prefeitura, alimentos doados pelos permissionários da Ceasa-MS são distribuídos a centenas de famílias em situação de vulnerabilidade, enquanto os resíduos não consumíveis são transformados em adubo orgânico para hortas urbanas.

Doação de alimentos

Ceasa une sustentabilidade, educação e combate à fome em Campo Grande

Diariamente, servidores do FAC coletam frutas, verduras e legumes que, embora próprios para consumo, perderam valor comercial. Esses produtos são selecionados, organizados em kits e entregues às famílias de baixa renda. Desde 2022, foram distribuídos 73.116 kits de alimentos, beneficiando cerca de 45 mil famílias na capital.

Cada kit contém itens arrecadados na Ceasa-MS, além de verduras cultivadas nas hortas da Unidade Técnica de Agricultura Urbana (UTA) do FAC, localizadas no Jardim TV Morena.

Reaproveitamento e educação alimentar

Parte dos alimentos é reaproveitada em receitas que utilizam ingredientes não convencionais, como brigadeiro de casca de banana e doce de casca de melancia. Essas receitas são ensinadas à comunidade em oficinas e dias de campo na UTA, incentivando o aproveitamento integral dos alimentos e o combate ao desperdício.

Além disso, as ações são replicadas nas escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme), com o objetivo de conscientizar os alunos sobre sustentabilidade e alimentação saudável desde cedo.

Ceasa une sustentabilidade, educação e combate à fome em Campo Grande

Compostagem e adubo orgânico

Os hortifrúti não reaproveitáveis passam pelo processo de compostagem na UTA, misturados a folhas secas, serragem, aparas de grama e galhos podados pela Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável). Microrganismos como fungos, vermes e bactérias transformam o material em adubo rico em nutrientes, usado nas hortas do FAC e distribuído a famílias e hortas urbanas. Nos últimos três anos, o FAC produziu cerca de 365 toneladas de adubo orgânico a partir dos resíduos da Ceasa-MS.

Fortalecimento de parcerias

Na última segunda-feira (13), o analista administrativo da Ceasa-MS, Rodrigo de Oliveira Xavier, se reuniu com o coordenador do FAC, Adir Diniz, para discutir formas de ampliar a parceria entre as instituições. A proposta inclui aumentar o volume de resíduos enviados para compostagem, expandindo a produção de hortas e o número de famílias beneficiadas.

“Parcerias como esta trazem benefícios para centenas de famílias em situação de vulnerabilidade. A Ceasa-MS é mais do que um centro de comercialização; queremos que se torne referência em sustentabilidade e segurança alimentar para toda a população”, afirmou Xavier.

Fale com a Redação