Em parceria entre o Centro de Inovação do SESI e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), dois artigos científicos foram apresentados na 2ª edição do Congresso Internacional Interdisciplinar sobre Representações Sociais e sobre Qualidade de Vida do Vale do São Francisco (CIRSQVASF).

A ergonomista do SESI Priscilla Santana Bueno, aluna do curso de mestrado em Ciências do Movimento na UFMS, e o gerente do Centro de Inovação, Ricardo Egídio dos Santos Júnior, apresentaram nesta sexta-feira (17/12) dois trabalhos no congresso, em parceria com o pesquisador da universidade federal Thomaz Nogueira Burke.

Com o título “Análise de Queixas de Trabalhadores Remotos no estado do Mato Grosso do Sul”, o artigo analisa as características queixas e desconfortos dos trabalhadores remotos, em teletrabalho, do Mato Grosso do Sul utilizando as normas de ergonomia da ABNT. De acordo com a resposta do trabalhador, foi mapeado o grau de desconforto por segmento e região, com as opções de resposta para presença de queixa e desconforto: nenhuma, leve, moderada, forte e excessiva. A maior parte da população trabalhadora não apresenta queixas nos segmentos corporais avaliados, e entre os trabalhadores que apresentaram queixas há uma heterogeneidade de respostas. 

Já o artigo “Hábitos e nível de satisfação de trabalhadores sedentários em trabalho remoto no Mato Grosso do Sul” analisa as características de hábitos levantando o tempo dedicado a prática de atividade física, o nível de satisfação dos trabalhadores em teletrabalho e quantidade de horas extras realizadas. O estudo indica as possíveis causas que podem prejudicar a saúde dos trabalhadores, com agentes causadores relacionados a diversos fatores, como por exemplo os organizacionais relacionados ao tempo dedicado ao trabalho sedentário e seus impactos na saúde e satisfação do trabalhador. 

O CIRSQVASF, realizado virtualmente, tem o objetivo de ser um espaço para construção de conhecimentos a partir de pesquisas desenvolvidas em centros de investigação de excelência no âmbito da saúde, da qualidade de vida e das representações sociais.

Serviço – Saiba mais sobre o evento na página oficial: https://www.even3.com.br/cirsqvasf/

Fonte: Ascom Fiems

Comentários