20.8 C
Campo Grande
terça-feira, 16 de julho, 2024
spot_img

Chance: Prazo de vacinação ‘especial’ em Dourados contra dengue é prorrogado

A população de Dourados ganhou mais um prazo para iniciar a vacinação contra a dengue. O prazo para receber a primeira dose da Qdenga terminaria nesta terça-feira (30), mas um novo acordo com da Prefeitura de Dourados, através da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), com o Laboratório Takeda Pharma estendeu essa data para o dia 19 de maio. Assim, as ações de abordagem do público alvo seguirá nas próximas três semanas.

O município de Dourados é o primeiro do país a fazer vacinação em massa contra a dengue para todas pessoas entre 4 e 59 anos, que é a faixa etária liberada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ser vacinado contra a doença. Em outras cidades, a Qenga é disponibilizada na rede privada com preço médio de R$ 500,00 a dose. 

A vacinação começou no dia 3 de janeiro com previsão inicial de encerramento para primeira dose neste dia 30, agora estendido para 19 de maio. O prazo para a segunda dose começou no dia 3 de abril e segue até o fim de agosto, quando se encerra também o prazo de validade das vacinas. Agora, as pessoas que se vacinarem nas próximas três semanas, têm a garantia de que receberão também a segunda dose.

Chance: Prazo de vacinação 'especial' em Dourados contra dengue é prorrogado
Vacina Qdenga, do laboratório japonês Takeda (Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados)

Segundo Edvan Marcelo Marques, gerente do Núcleo de Imunização da Sems, representantes do laboratório e da Secretaria de Saúde se reuniram nesta segunda-feira para avaliar a situação e receberam a informação de que as doses necessárias para esse complemento estão garantidas. 

“Mesmo com a força tarefa das últimas semanas, a gente acredita que ainda tem muita gente que precisa ser abordada em parcerias com empresas e entidades para receber a primeira dose, além de pessoas que vinham se recuperando de outras doenças, como a própria dengue, e precisam de um prazo para receber a vacina. O Laboratório Takeda nos sinalizou que poderia fornecer um lote necessário para completar a imunização dessas pessoas”, explica.

A vacina contra a dengue está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, que atendem de segunda a sexta-feira, e na Sala de Vacinação do PAM, com atendimento também aos sábados. 

Nas próximas semanas, seguem as ações especiais para levar a vacina as empresas, facilitando o acesso aos colaboradores, e também com pontos abertos ao público geral em supermercados e entidades religiosas e clubes sociais.

Chance: Prazo de vacinação 'especial' em Dourados contra dengue é prorrogado
Alunos e servidores foram vacinados no Senac (Foto: Divulgação/Sems)
Fale com a Redação