Chegou chegando: Capital e sul de MS registram sensação térmica de -3,9°C

422

A frase “chegou chegando” pode e aplicada ao novo ou segundo período de frio em Campo Grande, como por quase todo o Mato Grosso do Sul e estados do Sul e Sudeste do Brasil. A temperatura ‘prometida’ pela previsão do tempo foi acertada e se iniciou a queda mais acentuada no inicio da tarde desta quinta-feira (13) e foi caindo, fazendo a Capital registrar sensação térmica de -3,9°C na manhã desta sexta-feira (14). Mas, o termômetro em si marcou mínima de 8°C.

A geada prevista para MS atingiu sensação térmica de -3,9°C, principalmente na região de fronteira no sul do Estado. As temperaturas congelantes foram registradas na madrugada de hoje. Campo Grande está entre as cidades mais frias do Estado, marcando a térmica em -3,9°C por volta das 6 horas e -0,7°C às 7 hs, apesar de mínima de 8°C, conforme dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A Capital de MS, terá máxima que não deve ultrapassar os 19°C.

Ponta Porã ocupou o segundo lugar no ranking estadual de menor sensação térmica, com 0,5°C pontuada por às 4h. A mínima foi de 7°C, com evolução pouca significativa durante o dia de máxima em 20°C. Moradores de Dourados também tiveram que reforçar o agasalho, já que a cidade marcou 2,9°C por volta das 7h desta manhã. A mínima chegou a 7,2°C e os termômetros devem ter máxima de 20°C.

Fronteira com o sul do Brasil Sete Quedas registrou friaca com mínima de 6,4°C e sensação térmica de 8,5°C. Na região sul, pode ter geada abaixo de 5°C. Porém, a geada deve ter índices de intensidade fraca a moderada.

Declínio na temperatura

O instituto de meteorologia mantém o alerta de declínio de temperatura em todo Mato Grosso do Sul, com baixa de 5°C na média normal. Após 27 dias de estiagem e amplitude térmica, quando a madrugada tinha valores amenos e calor acima dos 30°C no mesmo dia.

Apesar de esperada, a previsão para o Estado é de pouca chuva no fim de semana. A queda de temperatura será acentuada na região sul, com mínimas entre 6°C e 13°C. A sensação de umidade relativa do ar estará em índices de alerta.

O frio não dura muito no Estado, principalmente ao norte e nordeste onde o calor pode chegar a 32°C, entre sábado (15) e domingo (16). As regiões sul, sudeste e norte registraram precipitação, com baixos acumulados de chuva, por volta de 10 mm.

Na maioria das cidades, a madrugada e manhã serão de temperaturas amenas e elevação ao longo do dia. Entre sexta-feira (14) e sábado, as mínimas variam de 6°C a 9°C para a região sul e leste. Porém, na região sul pode ter geada abaixo de 5°C. A geada deve ter índices de intensidade fraca a moderada.

As temperaturas máximas no sul podem marcar 22°C, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).