@Marcello Casal Jr

A aguardada chuva em Campo Grande, como por todo Mato Grosso do Sul, chegou ontem e deve continuar moderada, pois haverá precipitação durante este sábado (28). A previsão é que deve ser de pancadas de chuva isoladas em praticamente todo MS. Após semanas sem ‘água dos céus’, a Capital já registrou entre a noite desta sexta-feira (27) e madrugada de sábado, um acúmulo de 27,2 milímetros de chuva, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O Inmet ainda alerta para possibilidade de queda de granizo e ventos de até 60 km por hora em municípios da faixa sudeste a oeste, passando pelo centro-sul do Estado.

Após, ao menos um mês, que MS vem sofrendo com forte calor, seca extrema e ar poluído pela quantidade excessiva de incêndios em vegetações, as chuvas chegaram forte na região sul, de quarta-feira para toda quinta-feira, e ontem se espalhou pleo Estado e finalmente também chegou, moderada, na Capital. Os campo-grandenses contaram com mais ou menos chuvas em diferentes volumes, mas foi toda a cidade. A maior quantia foi em parte da região sul, na saída para São Paulo, em especifico na área do bairro Universitário.

A chuva começou a rondar a cidade com baixa intensidade por volta das 18h, e conseguiu até derrubar os termômetros em 5°C por volta das 23 horas. Além disso, os números apontam ainda uma sensível melhora na qualidade do ar, com a umidade relativa atingindo até 100%. No período vespertino, aproximadamente, às 15h, esse valor era de 37% – número baixo, mas longe dos extremos anteriores.

Campo Grande registra ter dia inteiro de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura não passa dos 25ºC. Dourados, município da região sul do Estado, registrou 16ºC nesta manhã e tem máxima prevista de 18ºC. Em Ponta Porã, onde os termômetros atingem os 15ºC, a temperatura não passa dos 24ºC. Três Lagoas, na região do Bolsão, também há possibilidade de pancadas de chuva. Os termômetros não passam dos 28ºC.

Calor típico da região Norte

A região mais quente ainda de MS, a Norte, bem como na região Oeste, no Pantanal, o calorão continua. Enquanto parte dos municípios terão temperatura amena e alerta de temporal, a previsão para Corumbá e Coxim é de calor de até 38ºC. Mas, também há possibilidade de chuva nos dois municípios ao longo do dia.

Na região do Pantanal, a chuva foi de apenas 0,2 mm em Corumbá neste período.

Chuva por MS – Entre sexta e hoje, Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, registrou 54 milímetros de chuva. Já em Ivinhema, foram 41 milímetros. A Capital tem previsão de tempo chuvoso nos próximos cinco dias.

Comentários