32.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 8 de maio, 2024
spot_img

Cidades de MS estão em alerta para baixa umidade do ar, segundo Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou em alerta para o perigo da baixa umidade do ar, 70 municípios de Mato Grosso do Sul, variando entre  20% a 12%, clima de deserto. O limite ideal de umidade relativa é entre 50% e 70%.

O aviso começou a valer às 10h deste sábado e termina às 17h do domingo. A condição de tempo seco favorece o risco de incêndios florestais e à saúde. A população pode perceber alguns sintomas, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

De acordo com o Inmet, Campo Grande aparece com índice em 15%. Neste momento a cidade tem temperatura na casa dos 30ºC e sem previsão de chuva.

Além da capital, o clima seco é previsto para as cidades de Água Clara, Alcinópolis, Amambaí, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina e Dourados.

Também estão na lista as cidades de Figueirão, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Itaporã, Ivinhema, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Paranhos, Paraíso da Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, São Gabriel do Oeste, Tacuru, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), abaixo de 30%, é comum as pessoas sentirem desconfortos físicos. E quanto mais seco, mais frequentes e intensos os sintomas.

O Inmet recomenda a suspensão de atividades físicas e da exposição ao sol quando a umidade do ar está igual ou abaixo de 13%. Ainda é recomendável à população que bebam muita água, o uso de hidratante para a pele e umidificadores para o ambiente.

Fale com a Redação