20 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

Companhia Circula Dançurbana realiza apresentações em comunidades de Campo Grande

Com o projeto ´III Edição – Circula Dançurbana´, a Cia Dançurbana percorreu 10 cidades de Mato Grosso do Sul nos últimos meses e tem levado ações de formação e espetáculos infantis para comunidades carentes de Campo Grande. Neste mês de agosto e, em setembro, serão realizadas ações do projeto na Comunidade São Conrado (na sede da Cufa), na Aldeia Água Bonita e na Favela Só Por Deus. Também em setembro, o grupo apresenta o espetáculo ´K-ZUU´, na Casa de Ensaio.

Neste sábado (13), a companhia realiza uma apresentação do espetáculo ´K-ZUU´, às 9 horas, na Aldeia Água Bonita e, às 14 horas, na Comunidade São Conrado (sede da Cufa). E no dia 20, às 9 horas, faz apresentação do espetáculo ´R.U.I.A´, na Aldeia Água Bonita.

Já em setembro, no dia 03, será realizada uma ação/apresentação do espetáculo ´K-ZUU´, às 9 horas, na Aldeia Água Bonita e, às 14 horas, na Favela Só Por Deus. No dia 10, às 14 horas, uma ação/apresentação do espetáculo ´R.U.I.A´ na Comunidade São Conrado (sede da Cufa). Nos dias 15 e 16 o projeto apresenta ´K-ZUU´ na Casa de Ensaio. No dia 15, a encenação será às 9 horas e, no dia 16, às 16 horas, com audiodescrição. Por fim, em 24 de setembro, a Cia Dançurbana realiza uma ação/apresentação do ´R.U.I.A´, às 9 horas, na Aldeia Água Bonita e, às 14 horas, na Favela Só Por Deus.

Além de Campo Grande, o projeto já passou por Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Dourados, Rochedo, Jaraguari, Bandeirantes, Aquidauana, Corumbá e Três Lagoas. 

Segundo o diretor Marcos Mattos, o ´Circula Dançurbana´ é a continuidade do trabalho que a companhia vem desenvolvendo em seus 20 anos de atuação, que é um diálogo constante e permanente com a comunidade em que o grupo está inserido. Há muitos anos a companhia desenvolve trabalhos com as escolas públicas e a comunidade e, fomenta a formação de arte-educadores e professores. “Além disso, nosso objetivo é promover a fruição de espetáculos de dança, criados especialmente para as infâncias, e com isso sensibilizar e conscientizar os tutores e a sociedade em geral sobre a relevância da arte e da cultura para o desenvolvimento sensível e cognitivo das crianças”, realça.

´K-ZUU´ e ´R.U.I.A´

Os espetáculos apresentados nesta circulação, ´K-ZUU´ e ´R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória´, são fruto da experiência da Dançurbana com a comunidade escolar. Para as criações destes trabalhos o grupo propôs a transversalidade de linguagens: poesia, brincadeiras, teatro, música, palhaçaria, contação de história e dança. Para tanto, o diretor e os intérpretes-criadores participaram de diversas oficinas e workshops.

Em paralelo, a companhia fez uma ampla pesquisa bibliográfica, se aprofundou nos estudos e pôde descobrir mais sobre a infância por meio de uma linha de pensamento proposta por Rudolf Steiner, a Antroposofia, que discorre sobre a subdivisão da infância e da vida adulta em diferentes setênios (ciclos). ´K-ZUU´ é voltado para crianças do primeiro setênio (0 a 7 anos) e ´R.U.I.A´, do segundo setênio (7 a 14 anos).

Fale com a Redação