A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) deu início, desde o dia 8 de março, às cerimônias de Colação de Grau em 2021 em formato remoto, dentro do cenário da Covid-19 no Estado.

A Unidade Universitária de Dourados abriu o calendário de formaturas virtuais, tendo formado um total de 164 novos profissionais nos seguintes cursos: Direito e Engenharia Ambiental (colação realizada no dia 8), Letras – Português/Espanhol e Letras Português/Inglês, Pedagogia, Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química (colação realizada no dia 10) e Turismo, Química Industrial, Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia Física e Ciências Biológicas (colação realizada no dia 12).

Segundo a UEMS, as cerimônias foram realizadas por sistema de webconferência com a presença de todos os formandos, nos respectivos dias de suas realizações.

“Em 2021, as cerimônias de colação de grau da UEMS ocorrem, exclusivamente, em formato remoto. Se iniciaram no dia 8 de março e se estendem até o dia 23 de abril. Todas as colações estão sendo transmitidas pelo canal Oficial da UEMS no Youtube. Estão sendo formados a média de 20 formandos por curso, totalizando mais 1.000 (mil) profissionais formados neste período. As cerimônias tem sido acompanhadas virtualmente por familiares e amigos dos formandos, que se emocionam nas transmissões virtuais”, informa o técnico responsável pela Assessoria de Cerimonial da UEMS, Robson Toledo.

Durante as transmissões das cerimônias, a reitora em exercício da UEMS, professora Celi Correa Neres, fez questão de parabenizar os formandos e formandas dos cursos de bacharelado e licenciatura da UEMS de Dourados, mais especificamente, no cenário do ensino online imposto pela pandemia. “Nossa Universidade os parabeniza e reconhecemos que a realidade das aulas remotas não foi fácil. Tivemos de nos adaptar e superar desafios. Mas todos vocês venceram e isso é motivo de orgulho. Sei que essa conquista tem um valor especial a todos e todas”, lembrou Celi em seus discursos nas formaturas virtuais.

Dentro da realidade imposta pelo vírus Sars-Cov-2, novos profissionais formados expressam o sentimento de dever cumprido, após se formarem em suas áreas de conhecimento. Uma das egressas que integralizou sua grade curricular no curso de Letras – Português/Inglês da Unidade de Dourados e concluiu sua graduação nestas cerimônias foi nova licenciada, Amanda Tiemi Romero Ogima, de 21 anos. “Ao finalizar essa etapa, sinto-me feliz, mas também, um pouco triste. O útlimo ano foi particularmente muito difícil, por conta da perda de pessoas queridas, vivi o luto, adoeci e, também, vi outras pessoas adoecendo. Constatei colegas que precisaram interromper o curso. Mas, prossegui, apesar do medo. Foi preciso aprender e viver celebrando pequenas vitórias. Apesar da dificuldade, me sinto orgulhosa e grata por concluir minha licenciatura na UEMS. Agradeço aqui a todos que me apoiaram nesse processo: família, amigos e professores”, relata Amanda.

Outro novo profissional que integrou as cerimônias virtuais, o bacharel do curso de Direito da UEMS de Dourados, Ícaro de Oliveira Alves, de 22 anos, também relata suas impressões sobre este período de adaptação de aulas não-presenciais. “O ano de 2020 foi cheio de desafios, mas o principal deles foi terminar a graduação durante a Pandemia. Agradeço o apoio da minha família e da UEMS, em especial aos professores que não mediram esforços para se adaptarem ao novo formato de ensino”, finaliza  Ícaro.

As Cerimônias de Colação de Grau Virtuais da UEMS 2021 são planejadas e conduzidas pelos membros da Assessoria de Cerimonial, técnicos Robson Toledo e Simone Rocha, com o apoio de equipe da Diretoria de Educação a Distância (DED), Ana Paula Correia e Luciana Vincenzi. As transmissões ainda contam com o suporte do técnico Breno Augusto. Abaixo segue a equipe num momento de testes antes das transmissões oficiais.

Comentários