27.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 24 de abril, 2024
spot_img

Com 291,8 mil crianças aptas, SES prevê vacinação para o próximo mês

Com a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de uso da vacina produzida pelo consórcio Pfizer-BioNTech, a Comirnaty, contra a covid-19 em crianças com idade de 5 a 11 anos, a Secretária Estadual de Saúde (SES) prevê que deva iniciar o processo no mês de Janeiro de 20222. Em Mato Grosso do Sul, há 291,8 mil crianças na faixa etária, aptas a se vacinarem.

A previsão foi dada pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, com base e informação coletada com a da secretária extraordinária do enfrentamento à covid-19, Rosana Leite. “Tão logo recebemos a comunicação da aprovação pela Anvisa, da utilização da Pfizer nessa faixa etária, entramos em contato com o Ministério da Saúde, através da secretária extraordinária do enfrentamento da covid, a Dra. Rosana Leite. Ela nos garantiu que haverá de encaminhar até janeiro, pois o ministério tem de fazer a compra do quantitativo”, explicou o secretário de Saúde.

Geraldo também explicou que a dosagem e composição do imunizante será diferente em relação a que é aplicado nos maiores de 12 anos. Para elas a dosagem será de 0,2ml. “Mas já fomos informados que a vacina da Pfizer para crianças terá uma dosagem e composição diferentes daquela utilizada para os maiores de 12 anos. Inclusive, a tampa será diferente sendo na cor laranja, para não haver confusão. Então, os imunizantes que temos em estoque em nosso Estado não são apropriadas para a vacinação de crianças, precisamos agora, aguardar o Ministério da Saúde nos enviar as doses e iniciar o processo no país.”

Campo Grande

A prefeitura de Campo Grande, após decisão da Anvisa, já abriu o cadastro de identificação prévia para a vacinação contra Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos.

O acesso é feito pelo endereço web vacina.campogrande.ms.gov.br, através de qualquer dispositivo que esteja conectado à internet. É necessário escolher o menu “primeiro acesso” e, posteriormente, selecionar o perfil “Idade entre 05 e 11 anos com ou sem comorbidades” e clicar em continuar. É necessário preencher os dados pessoais e anexar os documentos da criança e também do adulto responsável legal. Em caso de crianças que tenham alguma morbidade, é necessário também anexar o laudo médico.

A Vacina

A autorização concedida pela Anvisa veio após análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos por laboratório. Segundo a equipe técnica da Agência, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para o público infantil, conforme solicitado pela Pfizer e autorizado pela Anvisa.

Assim, a formulação da vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas, com pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses. A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. Para os maiores de 12 anos, a vacina terá tampa na cor roxa sendo aplicada em doses de 0,3 mL.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina também tem esquema de conservação diferente já que pode ficar por 10 semanas em temperatura de 2º a 8ºC. E a chegada do imunizante aos postos depende do calendário e da logística do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS), que coordena a distribuição das vacinas por meio de programas públicos no Brasil.

Fale com a Redação